Os 30 anos da Academia Santarritense de Letras, hoje Alca – Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí serão lembrados a partir da próxima quarta-feira (09) através de uma exposição com fotos e depoimentos. A mostra é uma realização do Inatel Cultural com o apoio da própria Alca e vai até o dia 30 de setembro. A abertura da exposição será às 14h na área de convivência do prédio cinco do Inatel. “A história da Academia é muito bonita. A exposição é um retrato desta beleza, é organizada para que os visitantes conheçam, compreendam e se sensibilizem com esta história”, diz o acadêmico Evandro Carvalho, que hoje ocupa a presidência da entidade.
A Alca completa suas três décadas de história no próximo dia 28 e até lá uma série de eventos serão realizados para celebrar a data. Desde que foi criada, a Academia procura abrigar a produção artística e literária da cidade, não só de seus acadêmicos. Além disso, muitas de suas sessões homenageiam personalidades importantes da história de Santa Rita do Sapucaí. Recentemente, alguns anos atrás, a Academia mudou seu nome para agregar também a seus quadros personalidades da ciência. De suas 40 cadeiras, 37 estão ocupadas atualmente. Em outubro, a Alca receberá a indicação de novos nomes para completar seu rol.
Além da exposição, outros eventos estão agendados para este mês. O “Painel de Literatura” acontece já no dia 10 (quinta) com uma sessão, “Poesia das Crianças”, voltada para o público mirim. No dia 16, o painel “Entrelinhas e Escritos” pretende mostrar algumas narrativas que se ocultam em alguns textos. E no dia 23, o painel “O Encanto da Trova” reunirá trovadores de Santa Rita e de outras cidades. Todos os painéis são gratuitos e qualquer pessoa pode declamar seus poemas ou textos.

O acadêmico Décio de Almeida Azevedo discursa em evento da Alca. Dia 09 de setembro ele contará a história da Academia durante palestra. (Foto: Evandro Carvalho/Arquivo Alca).
As sessões de cinema da Alca exibirão três filmes neste mês. Pretendem, resumidamente, fazer uma trajetória da história do cinema. No dia 11 (sexta), a sessão exibe “O gabinete do Dr. Caligari”, um clássico do cinema expressionista alemão. Dia 18 é a vez do chamado “neorrealismo italiano” com o filme de Luchino Visconti homônimo ao clássico do escritor alemão Thomas Mann: “Morte em Veneza”. E no dia 22, “2001 – Uma Odisséia no Espaço”, o genial filme de ficção científica do diretor não menos genial Stanley Kubrick, encerra a jornada cinematográfica.
Além dos painéis de literatura e das sessões de cinema, a agenda ainda prevê outros quatro eventos. Dia 09, o acadêmico e um dos fundadores da academia, Décio de Almeida Azevedo, ao lado do atual presidente, realiza uma palestra sobre a história da Academia. Dia 26, o músico e acadêmico Ricardo Abrahão realizará, na Sessão Solene de Aniversário, a palestra “Ernesto Nazareth e a Terapêutica da Valsa”. Dia 27, acontece o tradicional “Luau da Seresta”, organizado pelo acadêmico Antônio Siécola Moreira. Dia 30, a acadêmica e coreógrafa Ândrea Falsarella exibe uma mostra de dança para encerrar as festividades dos 30 anos.
A programação completa, com horários e locais, podem ser conferidas na página da Alca no Facebook (www.facebook.com/alcasrs ). Mais informações pelo telefone (35)9904-7933.


























Preciso de algumas informações de voces!!!!
aguardo retorno