Um documento histórico foi entregue ao diretor do Inatel, Marcelo de Oliveira Marques, no último dia 15 de agosto. Trata-se do termo de posse de Delfim Moreira como promotor de justiça da comarca de Santa Catarina, hoje a vizinha cidade de Natércia. O documento data do final do Século XIX. Delfim Moreira, décadas mais tarde, viria a ser presidente da República. O termo de posse estava em poder da família do jurista Cyro de Luna Dias Jr., falecido há pouco mais de dois anos.
A entrega do documento foi feita em Sessão Solene da Alca – Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí e simbolizou a homenagem que a Academia prestou ao Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações por ocasião de seus 50 anos de fundação. O acadêmico Caio Nelson Vono Azevedo é quem fez a entrega e enalteceu em seu discurso a importância que o Inatel tem para educação, não apenas em Santa Rita, mas para o Brasil. O livro contendo o documento histórico será encaminhado para o Centro de Memória do Inatel.

Homenagem ao Inatel: a partir da esq. o acadêmico Caio Nelson Vono Azevedo, Marcelo de Oliveira Marques – diretor do Inatel,
o acadêmico Evandro Carvalho e José Geraldo de Souza – presidente da Finatel e acadêmico.
(Foto: Leonardo Rezeck/Alca).
O presidente da Academia de Letras, jornalista Evandro Carvalho, lembrou da importância da homenagem em se tratando do principal parceiro da entidade. “A Alca será sempre muito grata a esta escola. Já por muitos anos, neste Auditório Aureliano Chaves e em algumas ocasiões na sala Prof. José Nogueira Leite, a Academia realiza suas sessões e demais eventos. Utilizamos de um convênio celebrado com este Instituto – fazemos uso destes ambientes, do aparato técnico como microfones, projetores e até mesmo o piano e eventualmente da ajuda de alguns profissionais – imprescindíveis para que nossa Academia aconteça. Tudo isso derivado da generosidade desta Instituição – uma escola das ciências exatas – mas que estende suas mãos para que as manifestações culturais, filosóficas e humanísticas aconteçam”.
Marcelo de Oliveira Marques agradeceu as palavras e comentou que sempre colocará o Inatel à disposição da Academia para que suas sessões e eventos aconteçam. Marques também argumentou que a construção destes 50 anos de história do Instituto se deve a todos os profissionais e professores que atuam ou que pelo Inatel já passaram. Os acadêmicos Ronaldo Carvalho, Jaci Alvarenga, José Antônio Justino Ribeiro e José Geraldo de Souza, estes dois últimos também professores do Inatel, estiveram presentes à Sessão.
30 anos
A partir do dia 09 de setembro, a Alca, em parceria com o Inatel Cultural, inicia suas comemorações alusivas ao aniversário de 30 anos da Academia. Uma exposição, sessões de cinema, palestras, painéis de literatura, um espetáculo de dança, entre outros, estão na agenda da programação.

























