Academia de Letras inicia comemorações de seu trigésimo aniversário

A Alca – Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí iniciou as comemorações de seu trigésimo aniversário no último sábado (11). Em sessão solene a Academia deu posse a dois novos acadêmicos indicados que foram no final do ano passado. Agora, das 40 cadeiras do quadro de membros efetivos, 37 estão ocupadas. A sessão foi realizada no auditório Aureliano Chaves no Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações.

O cerimonial teve início com a leitura de ofícios pelo presidente Evandro Carvalho. Em seguida, ele fez o discurso de abertura salientando a importância que os dois novos acadêmicos terão para os futuros trabalhos da entidade. Carvalho também comentou a necessidade de se resgatar a memória de nomes importantes da história de Santa Rita fazendo alusão aos patronos das cadeiras que foram ocupadas na cerimônia de posse.

A modista e musicista Lívia Martinez Carneiro Grillo tomou posse da cadeira 03. O patrono é o maestro Joaquim Carneiro de Abreu. Lívia foi saudada pela coreógrafa e acadêmica Ândrea Falsarella, que enalteceu o talento da nova confreira. Lívia Martinez fez um discurso contando passagens de sua vida. Ela confeccionou mais de mil vestidos de noiva, além de vestidos para festas e para os tradicionais bailes do Dia do Estudante, o 11 de Agosto. Na parte musical foi cantora da orquestra Jazz Brasil, de Alan Kardec do Nascimento, que marcou época em Santa Rita. Também foi compositora e professora de violão. Recebeu emocionada o Diploma de Acadêmica após seu juramento.

Cerimônia de posse: a partir da esq. o acadêmico - José Antônio Justino Ribeiro,  o presidente da Alca - Evandro Carvalho e a nova acadêmica - Lívia Martinez Carneiro Grillo.  (Foto: Adão Ribeiro/Alca).

Cerimônia de posse: a partir da esq. o acadêmico – José Antônio Justino Ribeiro,
o presidente da Alca – Evandro Carvalho e a nova acadêmica – Lívia Martinez Carneiro Grillo.
(Foto: Adão Ribeiro/Alca).

O engenheiro e acadêmico Ronaldo Carvalho fez a saudação para o novo confrade, o também engenheiro e professor José Antônio Justino Ribeiro. Carvalho falou das origens do professor que veio do Espírito Santo com apenas 16 anos para estudar da ETE – Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa. Falou também de sua atividade enquanto professor e educador, do papel importante que exerceu na formação de milhares de jovens ao longo das últimas décadas. O professor Justino em seu discurso contou um pouco de sua trajetória e da importância da ETE em sua formação. Fez um emocionante relato sobre o patrono de sua cadeira (de número 12), o padre e professor Raul Laranjeira de Mendonça, que dirigiu a ETE por muitos anos. Após seu juramento, também recebeu seu Diploma de Acadêmico.

A Sessão Solene foi encerrada com uma apresentação musical. A nova acadêmica, Lívia Martinez, interpretou duas canções acompanha ao violão pela filha, a também musicista, coreógrafa e professora Vera Lúcia Martinez. oferecimento-clean-clar02

 

Esta entrada foi publicada em Cidade. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário