Os colaboradores da Unimed Varginha se dividiram em equipes e estão passando por duas semanas de desafios de arrecadação solidária de alimentos e roupas. A ideia da gincana surgiu do Comitê de Sustentabilidade da cooperativa, que se reúne uma vez ao mês para discutir formas de praticar ações de responsabilidade social que beneficiem a comunidade.
As quatro equipes, identificadas por cores – Azul, Amarela, Branca e Vermelha, são dirigidas cada uma por um membro do comitê denominado capitão. “A proposta é fomentar o espírito de cooperação dos funcionários, através de integração e uma divertida disputa. Sabemos que, ao delegar desafios, as pessoas estarão, além da ação social que já engrandece o espírito, desenvolvendo seus talentos de liderança, pró-atividade e relacionamento interpessoal”, completa a coordenadora de Recursos Humanos da Unimed Varginha, Adriana Rodrigues.
A participação dos colaboradores na formação das equipes também ocorreu de forma voluntária, tendo sido a divisão por equipes feita através de sorteio, possibilitando equipes heterogêneas livres de conceitos pessoais pré-estabelecidos. A cada semana, será divulgado um alimento não perecível para arrecadação, nem mesmo os capitães das equipes saberá quais são. Ao término dos dois meses, a equipe que conseguir o maior número de pontos (definidos por quilos ou litros arrecadados) será consagrada vencedora.
O prêmio da equipe será definido pelo seu Capitão, mas o objetivo principal da Unimed Varginha é movimentar seus colaboradores em algo que seja uma recompensa maior: a importância do trabalho em equipe em uma causa social.
Dia de Cooperar – Juntos pelo Bem
A Gincana Solidária interna da Unimed Varginha é parte de seu planejamento para sua participação do Dia de Cooperar 2015. Esta já é a sexta vez que a cooperativa se inscreve e participa do projeto da Organização das Cooperativas de Minas Gerais – Ocemg – e seu foco para esta edição é a compreensão de colaboradores do começo ao fim do projeto.
“O Comitê de Sustentabilidade será o responsável por toda a realização do Dia de Cooperar. Já fizemos um diagnóstico das principais entidades sociais do município e agora começaram as etapas de arrecadação, entre os colaboradores. As boas ideias e intenções são muitas, esperamos ter na prática o mesmo resultado”, finaliza a coordenadora de Recursos Humanos.

























