Iniciativa do Grupo Algar, a Mostra, aberta ao público, reunirá cerca de 60 inovações, nos dias 24 e 25 de junho, em Uberlândia
Uma ideia simples, porém muito útil, transforma a umidade relativa do ar em água, mesmo em lugares áridos, com 4% de umidade: o ar entra em um reservatório, no caso, um cano de cobre em temperaturas muito baixas, condensa e forma gotículas de água. O projeto Ecologia é uma das três inovações desenvolvidas por alunos da Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa – ETE FMC, de Santa Rita do Sapucaí, sul de Minas, que estarão expostas na 14ª Mostra Algar de Inovação, nos dias 24 e 25 de junho (nesta quarta e quinta-feira). A ETE é a única escola de Ensino Médio que participará da Mostra.
A ETE FMC participa da Mostra Algar de Inovação pelo segundo ano consecutivo. “Durante visita a ProJETE (Feira de Projetos Futuristas da ETE FMC) de 2014, profissionais do Grupo Algar selecionaram três ideias criativas para participarem da Mostra. Procuraram projetos com soluções para a sociedade e elogiaram novamente o trabalho que a ETE faz para estimular a inovação e o empreendedorismo”, explica o professor Fábio Teixeira, coordenador da ProjETE.
Outro projeto, que estará em exposição, é o robô cibernético, que com muita mobilidade é capaz de interagir com o ambiente. Controlado pela Internet, ele pode ser acionado a distância para, por exemplo, fazer a vigilância de uma fábrica ou caminhar pela filial de uma empresa, comandado por um executivo que se encontra em outra cidade. O terceiro projeto é um humanoide que pode auxiliar os humanos em funções domésticas, como aspirar o pó de assoalhos, lavar, sugar a água e filtrá-la pra reaproveitamento.
A ETE FMC terá um espaço dedicado na Mostra Algar Inovação para apresentar seus projetos e sua história.Para a ETE FMC e seus alunos, a importância de sua participação é a integração empresa-escola. “Os alunos terão a oportunidade de conversar e apresentar seus projetos para profissionais e executivos de diversos setores e trarão novos conhecimentos e ideias para si e para a escola”, esclarece o coordenador Teixeira. “A ETE apresentará o pioneirismo e a inovação que marcam sua trajetória, bem como toda a inovação desenvolvida no Vale da Eletrônica”, finaliza.
Aberto ao público e com entrada franca, o evento mostrará cerca de 60 projetos inovadores de todas as empresas do Grupo Algar, além de palestras e oficinas, que incentivam investimentos na inovação e empreendedorismo como forma de aumentar a competitividade e resultados nas organizações.
Projetos da ETE FMC na 14ª Mostra de Inovação Algar:
– Recurso cibernético numa proposta de telepresença com mobilidade
Otávio E. Rodrigues Pereira; Eugênio dos Santos Silva; Bruna Gabriella Baldoni de Almeida; Millena Carolina Costa
– Humanoide para vigilância sanitária, auxiliar da limpeza residencial, com aplicações de conversão e proposta de reaproveitamento ecológico.
André de Souza Teixeira; Eliza Aparecida Crisóstomo Reis; Gabriel Augusto Abreu Melo; Matheus Guerra Pinto; Raphael Rios Casarino Raposo Garcia
– Sistema transformador de umidade relativa do ar em água possível de ser consumida. (Ecologia)
Gabiela Pereira Ferrer; Nayara Pereira Simões; Rafael Vieira do Nascimento; Vitor Reis de Souza;
Serviço: 14ª Mostra Algar Inovação
24 de junho: 16h15 às 21h00
25 de junho: 9h00 às 20h00
Local: UniAlgar – Av. Floriano Peixoto, 6.495, bairro: Alto Umuarama
Entrada gratuita e aberta ao público
Mostra Algar Inovação — iniciativa do Grupo Algar, em que associados das empresas desenvolvem projetos para melhorar processos internos, otimizar tempo e promover a satisfação dos clientes. O objetivo é incentivar o desenvolvimento de pesquisas e a busca de parcerias com escolas, universidades e entidades de fomento. O Grupo Algar é uma multinacional brasileira presente em diversos segmentos da economia, como telecomunicações, agropecuária, serviços, turismo e educação.
ETE FMC – Desde a fundação em 1959, a ETE FMC (www.etefmc.com.br) passou a ser referência em educação, por abrigar a primeira escola de eletrônica de nível médio da América Latina e a sétima no mundo, que atrai estudantes de todo o País. Atualmente, com cerca de 750 alunos, nos períodos diurno e noturno, oferece os cursos de Automação Industrial, Telecomunicações e Equipamentos Biomédicos, além de Ensino Médio Regular. A região é conhecida como o “Vale da Eletrônica” – referência ao Vale do Silício na Califórnia (EUA) – de onde muitosprodutos e sistemas tecnológicos inovadores são lançados para o mercado nacional e internacional. Boa parte deles nasce dentro da escola.


























