Estudantes doam cabelos em trote solidário em Inconfidentes

Objetivo de Alunos do IF Sul de Minas é ajudar pacientes com câncer.
Mechas serão doadas à Associação do Voluntariado de Varginha

Para deixar de lado os trotes violentos e dar lugar à solidariedade, os estudantes do Instituto Federal do Sul de Minas, campus de Inconfidentes, comemoram o início das aulas de forma diferente: doando cabelos para ajudar na produção de perucas para pessoas com câncer. As mechas de cabelo arrecadadas serão doadas à Associação do Voluntariado de Varginha, uma casa de apoio a pacientes de câncer.e2

A motivação veio da história da estudante Soloína Gusmão, que faleceu há um mês vítimada pela doença. Aos 16 anos, ela lutou por 10 meses contra o câncer e serviu como inspiração para a ação dos alunos do campus.

A jovem Mariana Costa morava com Soloína. Ela doou 30 centímetros do próprio cabelo. “Valeu super a pena, a Sol merecia estar aqui. Não fazemos isso pela morte, mas pela vida. É muito bom poder passar um pouco de felicidade para as pessoas”, disse.e1

O diretor geral do campus, Miguel Toledo, aprovou a  iniciativa dos estudantes. “Eles mesmos encabeçaram tudo, convidaram toda a comunidade, fizeram uma campanha intensa, foram de sala em sala e fizeram as pessoas se sensibilizarem com a ideia”, comentou.

Dulce Helena Costa do Amaral, avó de uma das estudantes, viajou de Bom Despacho para Inconfidentes para participar. Ela levou 12 mechas de cabelo que estavam no salão onde trabalha e também ajudou nos cortes. Para Dulce, a solidariedade dos voluntários vai ajudar a reconstruir a autoestima de quem perdeu todo cabelo por causa do câncer.

“O que pudermos fazer pelo outro, né. Uma mecha de cabelo é muito importante”, destacou.

Além dos doadores da escola, moradores da cidade foram até o local para conhecer mais sobre a doença. A cabeleireira Jussara Amaral perdeu o pai para o câncer há 7 anos e atualmente cuida do marido que está em tratamento.

“O câncer não tem preconceito, ele está em qualquer pessoa, isso é uma coisa que mexe muito com a gente. Hoje eu estou aqui, amanhã não sei o que será de mim, por isso é importante ajudar”, comentou Jussara Amaral.

Além da arrecadação de cabelos, o trote solidário do campus também mobilizou 80 voluntários para uma doação de sangue coletiva em Pouso Alegre.

G1 Sul de Minas

Oferecimento Auge

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário