Educadores venceram desafios proposta durante fórum que ocorreu em Seattle, nos EUA
Professores brasileiros se destacaram em desafios realizados durante o “Global Educator Exchange”, fórum anual da Microsoft que ocorreu em Seattle, nos EUA, nos últimos dias. O evento reuniu cerca de 300 educadores de todo o mundo e reconheceu professores que fazem uso efetivo da tecnologia para transformar o ambiente de aprendizado, ajudando alunos a desenvolverem as habilidades do século 21.
Durante três dias na sede mundial da Microsoft, educadores uniram-se com colegas de diversas partes do mundo para debater e criar projetos que refletem novas formas usar tecnologia para melhorar os resultados escolares e permitir que professores e estudantes esperem mais, façam mais e sejam mais.
Veja abaixo quem são os professores brasileiros que se destacaram:
Marilene Bauer (Colégio Municipal Presidente Vargas, de Campo Bom, RS)
Desafio: Planejamento de projeto
Posição: Grupo ganhador
Demais integrantes grupo vencedor: YoungSang Cho (Coreia), Lara Dabbagh (Irlanda), John Gichuri (Quênia), Bozena Kraj (Polônia), Kristen Messer (Estados Unidos)
Ideia apresentada: O principal diferencial do projeto “Hero of the world” é a ideia de fazer com que os alunos usem o OneNote como um depositório de informações de pesquisa que pode ser compartilhada com os colegas. Os alunos também utilizariam o Minecraft para criar uma área igual à real e depois despoluí-la. O cenário proposto na atividade é um rio no Egito.
Francisco Tupy (Colégio Porto Seguro – São Paulo, SP)
Desafio: The Pitch
Posição: Grupo ganhador
Demais integrantes grupo vencedor: Angel Angelov (Bulgária), Emma Hicks (Reino Unido), Jiuke Ma (China), Zoe Tostevin (Emirados Árabes Unidos)
Ideia apresentada: Por meio de uma série de ligações via Skype pré-agendadas, o projeto prevê que os alunos trabalhem de maneira colaborativa com seus colegas de classe e parceiros globais para identificar problemas existentes em suas respectivas comunidades. A proposta sugere que os alunos pesquisem dados, troquem informações, criem uma apresentação e produzam vídeos utilizando as ferramentas Microsoft (Bing, MS-Power Point, Sway, OneNote e Movie Maker) e enviem para o canal criado no Youtube chamado The Global Student Voices. O canal será promovido em toda a escola e a comunidade com o objetivo de conscientizar tanto sobre os problemas, quanto sobre as soluções propostas pelos estudantes.
Mariana Pedro (Colégio Porto Seguro – São Paulo, SP)
Desafio: Aprimorando a colaboração do aluno
Posição: Grupo ganhador
Demais integrantes do grupo vencedor: Chamila Priyanka Bandara (Sri Lanka), Holly Dornak (Estados Unidos), Osnat Hayak (Israel), Yen Lin [Jenny] Lee (Cingapura), Antoine Moussy (França)
Ideia apresentada: Trabalhar com os alunos o conceito de “bravura” usando características que super-heróis possuem para resolver problemas. Desafiar os alunos a trabalhar em grupo para descrever onde há bravura hoje em dia e quais ações heroicas podemos encontrar em situações atuais. Instigar os alunos a encontrar problemas seja na escola e na comunidade, bem como soluções para os problemas encontrados, criando um herói fictício para resolver esses problemas, aplicando o conceito de bravura e traços heroicos atuais. Alunos votam pelo melhor herói construindo em grupo. Professor e alunos avaliam o projeto.

























