Em Oliveira, na Sede da Secretaria Municipal de Educação, a PM realizou reunião mensal da REDE DE COMERCIANTES PROTEGIDOS.
Na ocasião, inicialmente o Comandante da 59ª Cia PM, Capitão Afonso, expôs a incidência criminal no comércio da cidade no ano de 2014 e no mês de janeiro de 2015.
Cerca de 30 integrantes de fizeram presentes, dentre comerciantes da rede e policiais militares. O Presidente da Câmara Municipal, Venício dos Santos também marcou presença como convidado.
O ápice da reunião foi a apresentação de uma pesquisa científica sobre a sensação de segurança dos comerciantes envolvidos na rede de proteção, a qual foi feita no mês de Novembro de 2014 pelo Comandante da 59ª Cia PM, especialista em Segurança Pública pela Fundação João Pinheiro.
Segundo dados da pesquisa, destaca-se que 77% dos comerciantes protegidos pesquisados confia no trabalho da Polícia Militar, bem como 73,5% sentem-se muito seguros ou seguros depois da criação da Rede de Comerciantes Protegidos, mesmo que para 55% deles o medo de um assalto seja muito grande.
Ainda, que o problema “das drogas” foi o fator que mais está relacionado à violência para 56% do grupo pesquisado.
Outros 41% dos comerciantes pesquisados sentem muito medo de ter seu estabelecimento comercial arrombado, mas 89% deles afirmaram ter adotado medidas autoprotetivas, com destaque para a instalação de alarmes (68%), câmeras de vigilância (54%) e de grades nas fachadas e janelas (44%).
A avaliação feita por todos é de que o objetivo da REDE DE COMERCIANTES PROTEGIDOS está sendo atingido, que é o aumento da sensação de segurança do comerciante, bem como a sensibilização de todos para a adoção de medidas preventivas pessoais e patrimoniais.
A rede, que foi criada no mês de Abril de 2014, atualmente conta com cerca de 200 estabelecimentos comerciais integrados, sendo 145 deles em contato direto entre eles e com a PM através de um aplicativo de mensagens instantâneas, que para 88% deles é de fundamental importância para o desenvolvimento da rede.
Várias foram as manifestações de apoio e agradecimento à Polícia Militar e aos integrantes da rede que certamente se mostra fortalecida a cada dia.

























