Em sessão solene marcada pela emoção, a Alca – Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí encerrou os trabalhos do ano de 2014. O evento aconteceu no último dia 13 de dezembro no auditório Aureliano Chaves, no Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações. A Academia prestou duas homenagens: ao Clube Feminino da Amizade e ao músico Jovani Ribeiro.

O acadêmico e seresteiro Antônio Siécola Moreira ao lado do violonista Jovani Ribeiro
durante a última sessão solene da Alca em 2014. (Foto: Yago Bueno/Alca).
O jornalista Evandro Carvalho, presidente da Alca, fez a abertura da sessão. Em seu discurso lembrou da importância da mulher na sociedade e o legado que o Clube Feminino deixa para Santa Rita do Sapucaí. O presidente também falou sobre a arte e de seu papel enquanto mediadora dos conflitos humanos. “A religião, a ciência e a filosofia não estão dando conta de promover o entendimento entre os homens. Quem o faz a bom termo essa mediação é a arte”, falou o presidente.
Jovani Ribeiro é compositor e violonista. Deficiente visual desde o nascimento, estudou música e se tornou muito conhecido em festas, bares e restaurantes. Este ano, ele foi escolhido para receber o “Prêmio/Incentivo Superação Através da Arte” que é conferido anualmente aos artistas de Santa Rita portadores de necessidades especiais. A Alca gravou depoimentos de parentes e amigos de Jovani e entregou uma placa ao cantor em sua homenagem. O crooner Sebastião Raimundo, o conhecido “Pirulito”, cantou uma música em homenagem ao amigo de muitos anos de Luau da Seresta e se emocionou. Jovani também foi presenteado com um kit de CD’s de conhecidos violonistas.
Na sequência, a Alca homenageou o Clube Feminino da Amizade, que em novembro completou 50 anos de fundação . A acadêmica e escritora Ilma de Faria Dutra fez um emocionado discurso lembrando que a então Academia Santarritense de Letras foi idealizada numa das reuniões do Clube Feminino. O acadêmico, seresteiro e trovador Antônio Siécola Moreira entoou uma canção em homenagem ao Clube, acompanhado do músico Jovani Ribeiro. O presidente Evandro Carvalho entregou à presidente da entidade, Marilda Viana Kielblock, uma placa alusiva à histórica data e homenagem prestada. A presidente do Clube Feminino agradeceu às homenagens com um discurso.
Ao final da sessão solene, o presidente da Alca fez um resumo do ano de 2014 e dos eventos que a Academia realizou, destaque para os painéis de literatura e as sessões “Cinema Alca”. 




















