Dados foram divulgados pela Fundação SOS Mata Atlântica e pelo Inpe.
Com 38%, Itamonte é a cidade do Sul de MG com mais matas preservadas.
A Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgaram os dados sobre o desmatamento e a preservação ambiental, entre os anos de 2012 e 2013, nos mais de 3,4 mil municípios brasileiros cobertos pela mata atlântica. Com 13 hectares, Luminárias foi a cidade do Sul de Minas que mais desmatou dentro do período analisado. Ainda segundo o estudo, Cristais aparece em segundo lugar com 12 hectares desmatados.
Outro dado analisado foi o índice de vegetação natural mantido nos municípios. Na região, Estiva e Elói Mendes são as que tem a menor área preservada, com apenas 1% cada. Das maiores cidades do Sul de Minas, Passos é a cidade que apresenta o melhor resultado, com 12% da área natural preservados. Poços de Caldas aparece com 6% da vegetação natural preservados enquanto Varginha e Pouso Alegre aparecem com 3%.
As únicas cidades que preservam mais de 20% da vegetação natural no Sul de Minas são Itamonte (38%), Bocaina de Minas (32%), Delfim Moreira (24%), Passa Quatro (23%) e Marmelópolis (20%).

























