Clube Feminino recebe homenagem da Academia de Letras.

O Clube Feminino da Amizade está completando 50 anos de fundação. Dele, foi gerada a Academia Santarritense de Letras, hoje Alca – Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí, entidade que agora prestará uma homenagem às suas origens. A Alca reverencia o Clube Feminino no próximo dia 13 (sábado) em Sessão Solene, por sinal o evento que encerra o ano. Em uma das reuniões do Clube, surgiu a ideia de uma academia de letras, que veio à luz em 1985.

A presidente do Clube Feminino da Amizade, Marilda Viana Kielblock, com o livro   onde consta a ata de fundação da entidade. (Foto: Evandro Carvalho).

A presidente do Clube Feminino da Amizade, Marilda Viana Kielblock, com o livro
onde consta a ata de fundação da entidade. (Foto: Evandro Carvalho).

O Clube Feminino da Amizade foi fundado em 1964, no dia 22 de novembro. Sua primeira presidente foi a Sra. Baget Baracat Rezek. A primeira reunião teve a presença de 14 mulheres. Do grupo fundador, estavam lá Cidália Emília Del Castillo Melo, Stelinha Raposo, Marisa Azevedo Duarte, Edmea Carvalho, Hespanha Del Castillo, Mara Julidori Carneiro, entre outras. Uma de suas premissas era trabalhar para o bem comum do povo.

O que tem executado com louvou ao longo destes 50 anos. Entre suas atividades, destaque para ações sociais em prol do Asilo, da Creche, do Hospital Antônio Moreira da Costa, da Sacc – Sociedade de Apoio à Criança Carente. Há duas semanas, o Clube fez um enorme bolo para dividir com os idosos do Asilo. Em tempos onde ainda não havia floriculturas ou restaurantes, o Clube Feminino auxiliava na infraestrutura de eventos. Por várias ocasiões, o Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações precisou da ajuda do Clube, no que prontamente foi atendido. Recentemente, o Inatel Cultural prestou uma homenagem ao Clube com uma exposição contando sua história com fotos, vídeos e painéis.

Atualmente preside o Clube Feminino a Sra. Marilda Viana Kielblock. As reuniões são semanais e o mandato de cada presidente é de um ano. Em 2015, presidirá a casa a Sra. Ligia de Oliveira Cruz e Azevedo. A presidente Marilda conta que as reuniões, regadas com café e chá, são sempre animadas. Se deliberam assuntos importantes, mas há espaço para conversas alegres e descompromissadas. Há uma regra, revela Marilda: nas reuniões não se fala de futebol, política, religião e, no caso específico de Santa Rita, blocos de Carnaval. Recentemente o grupo fez uma excursão: um passeio à cidade de Campos do Jordão (SP).

Sessão solene
Além da homenagem ao Clube Feminino, a Alca fará a entrega do Prêmio/Incentivo Superação Através da Arte ao violonista e compositor Jovani Ribeiro. Nesta última sessão do ano, também será feito um resumo dos eventos de 2014. A Sessão Solene acontece às 19h do próximo dia 13 de dezembro, no auditório Aureliano Chaves no Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações. Mais informações pelo telefone (35)9904-7933. luciano ofere

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário