Pautada na atual crise hídrica, a Secretaria Municipal de Promoção Social de Pedralva, através do Cras, coordenado pela artesã Luzia Felipe, definiu como pauta de trabalho na oficina do Cras (Centro de Referência em assistência social) a utilização de material reciclado.
O primeiro projeto chama-se “Encantando o Natal” e enfeitará o Centro de Pedralva. O projeto teve como fonte inspiradora os trabalhos realizados pela Pedralvense Alda Maria Castanho que tornou-se conhecida em São José dos Campos e na região por ter a casa mais enfeitada do Natal.
Alda, também possui residência em Pedralva e este ano para alegria dos Pedralvenses, escolheu Pedralva para caprichar na decoração de sua casa por dentro e por fora. Alda também está dando apoio nos enfeites da cidade.
No projeto social Encantando o Natal, o material foi doado pela comunidade e resgatado no Centro de Triagem da cidade. Para a execução do projeto há a participação de crianças, adolescentes, adultos e idosos que utilizam o material reciclado com o objetivo de trazer para a comunidade uma nova visão sobre o lixo, através da reciclagem e da sustentabilidade.
“Queremos conscientizar as pessoas que, com pequenas ações, podemos fazer muito e que podemos transformar lixo em arte, objetos, utensílios e até mesmo ensinar a gerar fonte de renda com a venda de produtos com material reciclado” afirma Fabiana Santos Salgado, Secretária Municipal de Promoção social.
O projeto conta com o apoio do Departamento de Cultura e Turismo, Secretaria de Obras e Limpeza Urbana, voluntários da cidade, Conselho Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal de Defesa do Meio ambiente, Conselho Municipal de Turismo e em especial com o talento artesanal de Luzia Felipe e Alda Castanho.No início de dezembro os enfeites serão instalados no Centro da Cidade.

























