Por falta de verbas hospital suspende parte de atendimento na maternidade

Em Santa Rita do Sapucaí, o Hospital Antônio Moreira da Costa, por falta de verbas para pagar os plantonistas suspendeu os plantões de pediatria, de ginecologia e obstetrícia no período da noite e nos finais de semana por tempo indeterminado.

Muito triste, pois a equipe médica e de enfermagem estavam fazendo um trabalho ótimo  na maternidade, mas infelizmente o governo não priorizou a saúde, não repassando verbas.

Sendo assim, ficou impossível  manter a maternidade atendendo 24horas .

Os partos do SUS estão sendo realizados somente das 7h00 às 19h00 de terça a sexta, dias estes em que o hospital paga os plantonistas, fora estes dias as pacientes são encaminhadas o Hospital das Clínicas Samuel Libânio.

 Realidade muito triste, o município está perdendo muito com isso! E ao contrário do que o governo alega: não faltam médicos, falta verba!oferecimento-carreata.jpg

Avatar de Desconhecido

About Giácomo Costanti

Email: danielicostanti@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Cidade. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

16 Responses to Por falta de verbas hospital suspende parte de atendimento na maternidade

  1. Avatar de JOTA JOTA disse:

    Lamentável e triste. Aproveitando o gancho: e aquele depósito de lixo na porta da maternidade ???

  2. Avatar de Paulo Henrique Paulo Henrique disse:

    Agora e a hora de juntar os vereadores, prefeito, secretario da saúde quem for preciso e fazer uma solicitação de liberação de verba para que o hospital não pare de atender a maternidade 24HS, independentemente de partido eles tem que defender interesse da população, vários vereadores apoiaram deputados que foram eleitos, então gente vão atrás desses deputados e vejam o que pode ser feito e de um parecer a população…… nós precisamos do atendimento 24hs da maternidade……

  3. Avatar de Edson Edson disse:

    Esse é o retrato de um país na qual o povo não quer enxergar,e esse caso se repete em vários estados pelo Brasil.Como pode, tantos impostos arrecadados,temos uma das maiores cargas tributárias do mundo,e pra onde vai essas verbas?
    É vergonhoso e amedronta,dê graças a Deus se você não depende do SUS.

    • Avatar de Claudio Claudio disse:

      E votaram na DILMA, eita……

      • Avatar de Claudio Claudio disse:

        … só para complementar: ….vai continuar assim pois mais 04 anos, isso se o LULA não ganhar na próxima eleição, ai serão mais 08 anos e VIVA O PT temos o comandante que merecemos.

  4. Avatar de Fernanda Fernanda disse:

    sem palavras

  5. Avatar de jose benedito da silva junior jose benedito da silva junior disse:

    Acredito que é necessário esclarecer qual governo não esta repassando a verba. Alguem pode ajudar?

    • Avatar de Maria Maria disse:

      Boa pergunta. Também acho necessário saber se é o governo estadual ou federal que não está repassando as verbas.

  6. Avatar de Cybele Cybele disse:

    Que tal se o governo municipal tirar o escorpião do bolso de verdade,em troca de uma gestão de qualidade,inclusive com administrador hospitalar???
    Esse negocio de tomar conta do hospital,como ” bico”,sem conhecimento nenhum da área,deu no que deu…uma verdadeira merda.

  7. Avatar de joão lau joão lau disse:

    Isso mesmo………Vamos colocar isso em prática Como eu sempre digo….. Ficar no BLÀ BLÁ BLÀ ñ adianta nada…….

  8. Avatar de Jadi Jadi disse:

    Nossa… no meu caso que so uma gestante vou te q escolhe o dia e a hr p passa mal.. #vergonha

  9. Avatar de Adriano Ribeiro Adriano Ribeiro disse:

    Com a premissa de que o direito social à saúde se insere no capítulo dos direitos fundamentais da Constituição da República, válida é a regra do parágrafo 1º do artigo 5º desse Estatuto, segundo a qual “as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata”. No pólo passivo da lide, o Estado, destinatário, por excelência, dos direitos fundamentais, dentre eles o direito social à saúde. Veja que a Constituição estabelece no artigo 196 que a saúde é dever do Estado.

    Uma vez que o Estado foi constituído sobre a forma federativa (art. 60, §4º, I, da CR/88), todos os entes – União, Estados-membros, Distrito Federal e Municípios – receberam a obrigação de promover a saúde da população de forma solidária. Esse é inclusive o exposto no artigo 23, II, do Estatuto Maior.

    Seguindo esse caminho, a competência para a promoção da saúde seria repartida pelos entes, conforme o estabelecido nos artigos 16 a 19 da Lei n. 8.080/90, que estabelece normas gerais sobre o Sistema Único de Saúde – SUS.

    De acordo com o artigo 16 da referida Lei, além de adotar políticas gerais de saúde, de definir e coordenar sistemas de redes integradas de assistência de alta complexidade e de estabelecer normas de vigilância sanitária, cabe à União promover a descentralização para as Unidades Federadas e para os Municípios, dos serviços e ações de saúde, respectivamente, de abrangência estadual e municipal.

    O Estado, por sua vez, conforme o inciso I do artigo 17, deve promover a descentralização para os municípios dos serviços e das ações de saúde, sem prejuízo de ações suplementares e prestação de apoio técnico e financeiro. Veja que, de acordo como inciso IX do referido artigo, ao Estado cabe ainda a gestão de sistemas públicos de alta complexidade, de referência estadual e regional.

    Ao município restou a carga principal da gestão e execução dos serviços públicos de saúde, conforme indica o inciso I do artigo 18. Veja que, conforme o artigo 19, o Distrito Federal tem atribuições tanto estaduais quanto municipais.

    Portanto, podemos concluir que se o GRAVE E ALARMANTE problema esta acontecendo dentro do nosso município e não nos municípios vizinhos a responsabilidade é do PREFEITO DE SANTA RITA DO SAPUCAÍ, este problema no Hospital Antonio Moreira da Costa se arrasta por anos e graças ao trabalho de voluntários, bem feitores, doadores, médicos e funcionários ainda não fechou as portas e até o Hospital Maria Thereza Rennó que era uma esperança e geraria mais de 500 empregos diretos e indiretos para nossa cidade durou menos de um ano por falta de apoio.

    E agora senhor prefeito?

    Será que uma gestante ou uma criança terão que perder a vida para que seja tomada alguma providencia?

    O Ministério Público tem que entrar em ação imediatamente.

    SOCORRO…

  10. Avatar de JOSE JOSE disse:

    fala serio gente, depois esses governantes dizem que a saude no brasil vai bem. tai concordo vai bem bem mal

  11. Avatar de José José disse:

    Sei que posso estar equivocado, mas acredito que se as verbas que foram destinadas aos calçamentos feitos desnecessariamente em muitas nas ruas da cidade fossem destinadas para o hopita com cerateza não chegaríamos a este ponto, pensem comigo, do que adianta termos uma cidade com ruas asfaltadas mas sem um hospita digno para atender sua população? Pensem nisto senhores vereadores e prefeito de nossa querida Santa Rita, lembrando que é neste momento que os senhores precisam colocar em pratica tudo aquilo que prometeram a população, principalmente no que diz respeito a saúde, será possivel que tudo que precisarmos vamos ter que depender de Pouso Alegre? Não bastasse o comercio agora a saude também? Se for para ser assim vamos tranferir nossos titulos eleitorais para la então, porque se não assim fica fácil, tudo é Pouso Alegre, quando vamos ter nossa independencia?
    Abs a todos que acompanhame este jornal.

  12. Avatar de Mauricio de Souza Mauricio de Souza disse:

    Votaram em um prefeito que tinha mostrado uma péssima administração passada.
    Agora colhem os frutos de uma administração publica que pouco se importa com seus eleitores.

Deixe um comentário