De 22 a 24 de outubro, o Ginásio Alcidão, em Santa Rita do Sapucaí, se transformou em um ambiente FAI para acolher a 25ª edição da Faitec – Feira de Tecnologia da FAI, que este ano teve como slogan “Semeando Empreendedores”. A feira acadêmica, mas com porte profissional, faz parte do calendário de feiras do Brasil e integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pela Secretaria de Inclusão Social do MCTI- Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação.
Considerada a vitrine da FAI, a Faitec começou timidamente nas salas de aulas no campus da Faculdade, depois mudou de endereço para a região central da cidade e desde 2007, ocupa todo o espaço do Ginásio Alcidão. E está ficando apertado. Afinal foram 97 stands com projetos dos alunos dos cursos ministrados pela FAI e, este ano, projetos também do recém-criado, Engenharia de Produção, além dos stands de empresas e instituições convidadas como a ETE e o Colégio Tecnológico, este último, ligado à mesma mantenedora da FAI.
Na abertura do evento, na noite de 22, o clima era de alegria e confraternização. A mestre de cerimônia e coordenadora de logística da Feira, professora Silvana Lima, conduziu o evento tocada pela emoção. Durante entrevista, disse: “25 anos de uma linda história da qual eu participo desde 1995. Ver a Feira neste porte com esta beleza e profissionalismo é uma alegria! É resultado do trabalho coletivo desenvolvido por toda comunidade FAI ao longo do ano. Hoje estamos celebrando a culminância desta empreitada.”
Nas palavras do diretor, professor José Cláudio Pereira, ele ressaltou a ousadia da FAI ao criar e manter um evento com esta magnitude. “Somente o espírito empreendedor dos alunos FAI e desta cidade pode explicar uma coragem deste tamanho.” De acordo com ele, o crescimento da Faitec acompanhou avanço da cultura empreendedora cultivada na FAI ao inserir a disciplina empreendedorismo na grade curricular de todos os cursos ministrados pela Instituição e também da cidade. “Um evento como este é uma demonstração inequívoca de capacidade empreendedora dos seus realizadores. São mais de oitocentos alunos envolvidos, mais de cem funcionários e professores… Não é fácil empreender, mas dá uma satisfação enorme fazê-lo”, prosseguiu em seu caloroso discurso.
Durante o evento, foram feitos os lançamentos da 14ª edição da Revista Científica da FAI, que contempla artigos de professores da Instituição e convidados e da 14ª edição da Revista Inicia, com publicações dos alunos da Faculdade,orientados por professores, por meio do Pibic – Programa de Bolsas de Iniciação Científica, com fomento da Fapemig/ Governo de Minas. A cerimônia foi conduzida pelos editores das revistas: professores Benedito Márcio Barbosa Magalhães e Eunice Gomes de Siqueira e pela bibliotecária Mara Magda Soares.
Autoridades e representantes de instituições de Santa Rita do Sapucaí prestigiaram a abertura do evento, entre eles, o prefeito, Jefferson Gonçaves Mendes; o vice-prefeito e Secretário Municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, professor Wander Wilson Chaves; a representante da Secretaria Municipal de Educação, professora Maria Creuza Silva; a diretora da Prointec (Incubadora Municipal), Dani Xavier; o vice-presidente da Fundação Educandário Santarritense, professor João Teles de Souza e o representante do Sindvel- Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica, senhor Frederico Ferrão. A diretora da Superintendência Regional de Ensino, de Pouso Alegre, professora Mônica Flores Carvalho Ribeiro também compareceu à cerimônia de abertura.
Projetos vencedores
Uma comissão julgadora composta por professores da FAI e convidados avaliou os projetos expostos. Dos 97 projetos, 27 foram premiados no final da Feira, sendo 12 do curso de Administração, 8 do curso de Sistemas de Informação, 3 de Engenharia de Produção e 4 de Pedagogia.
São eles:
Além da premiação FAI, três projetos considerados mais inovadores receberam o Prêmio Municipal de Inovação, cujo montante em dinheiro distribuído entre os vencedores foi de R$4mil reais.
O Prêmio, de autoria do prefeito Jefferson Gonçalves Mendes, foi criado por meio da Lei No 4797/2014, de 10 de outubro de 2014 e aprovado pela Câmara Municipal.
Os vencedores são:
3º lugar: Suco do bem – 2º ano de Administração
2º lugar: Educação Fiscal no Ensino Fundamental 1 – 6º período de Pedagogia
1º lugar: Laboratório de Gestão Industrial – 4º ano de Sistemas de Informação





























