Sempre atenta às necessidades de seus clientes, a empresa trabalha para levar soluções em produtos e serviços inovadores na área de telecom ao mercado brasileiro, como o Neogate e o Serviço de Portabilidade, que são atrelados às modernas centrais telefônicas ISION
O Grupo Giga, empresa mineira do ramo tecnológico, composta por três unidades de produção: segurança eletrônica, metalurgia de precisão e lâmpadas led, foi buscar nas soluções de telecom da Leucotron Telecom, empresa brasileira que desenvolve soluções integradas de telecomunicações para corporações, a saída para reduzir custos e facilitar a interligação de suas unidades e operações. Ao longo dos anos, a expansão territorial e mercadológica do Grupo, por meio de grandes parceiros, aumentou significativamente o gasto com telefonia da corporação. Assim, a organização passou a buscar soluções que pudessem atender as necessidades impostas pelas novas e dinâmicas atividades corporativas e comerciais dos novos tempos.
Foi instalada na empresa uma central ISION IP2000R, com ramais e troncos IP. A central dispõe de diversas funcionalidades: auto atendimento, espera, correio de voz por e-mail, gravador, terminal virtual Contaction, gerenciador e supervisor de call center. O ponto forte dessa plataforma é a mobilidade e o ganho de produtividade, com economia de recursos. “Essas plataformas oferecem inúmeras facilidades, por meio da adaptação de softwares aplicativos Leucotron, que permitem acoplar diversos produtos e serviços fabricados pela empresa. No caso do Grupo Giga, foi utilizado o Neogate e o Serviço de Portabilidade Leucotron para auxiliar nos processos de gestão de telefonia e atendimento das empresas envolvidas com os negócios da companhia”, explica Antônio Cláudio Oliveira, Diretor de Negócios da Leucotron.
O Neogate, nesse sentido, veio satisfazer as demandas do Grupo no sentido de reduzir gastos de ligações com celulares. Trata-se de um serviço que permite realizar ligações de telefone fixo para celular, com custo de ligações entre celulares da mesma operadora (geralmente, custo zero). Funciona da seguinte forma: o usuário de um dado ramal da empresa realiza a discagem, o Neogate direciona a ligação para um de seus chips de operadoras móveis, selecionando aquela que trará o custo mais reduzido para a ligação em questão. Trata-se de um Gateway SIPxGSM com quatro canais, ou seja, em apenas um equipamento é possível realizar ligações de quatro operadoras.
O Neogate permite também o acesso ao Serviço de Portabilidade Leucotron. “Chamadas para celular têm uma representatividade substancial nas contas das empresas, especialmente pelo fato de partirem de linhas fixas ou de não se saber a operadora da pessoa chamada”, explica Oliveira. Dessa forma, o Grupo Giga, atento ao que há de mais inovador em termos de tecnologia em telecomunicações no mercado, foi buscar uma solução que desse a garantia aos usuários de ligar para celular através do chip certo: o Serviço de Portabilidade Leucotron. O primeiro passo é o reconhecimento da chamada fixa como uma chamada móvel. Posteriormente, o sistema consulta no banco de dados da Leucotron qual é a operadora do destinatário da chamada e a ligação é completada pelo chip da mesma operadora, garantindo o menor custo, ou até mesmo custo zero.
“O retorno sobre o investimento foi sentido já no primeiro mês de implantação da tecnologia oferecida pela Leucotron. No segundo mês, a economia chegou a 55,57% na conta. Fazendo uma média dos três primeiros meses, a redução do custo das ligações ficou em torno de 40%”, comemora André Ribeiro, responsável pela telefonia do Grupo. Apesar de o Neogate oferecer a portabilidade para quatro chips, inicialmente o cliente optou por utilizar apenas duas operadoras. Após três meses e a experiência aprovada, Ribeiro, responsável pela telefonia do Giga, garantiu mais um benefício à empresa. Além do direcionamento adequado na hora da ligação, um reajuste nos planos com cada uma das duas operadoras utilizadas deu à empresa a possibilidade de falar de graça com números desses chips. “As operadoras oferecem planos e preços competitivos e até mesmo com ligação gratuita para a mesma operadora. Assim, o reconhecimento do chip pode nos levar a vislumbrar uma redução altamente significativa, além evidentemente da implantação de um sistema eficiente”, afirma. “Ficamos muito satisfeitos com os resultados obtidos, pois estamos em constante evolução e a busca por melhorias contínuas faz parte de nosso objetivo”, completa.
Assim, as soluções trazidas pela Leucotron Telecom por meio da instalação da plataforma ISION e das soluções a ela atreladas vieram contribuir para o desenvolvimento do negócio. Satisfeitos com os resultados alcançados, o Grupo Giga já se prepara para ampliar a parceria com a Leucotron, implementando outras melhorias em sua operação telefônica. O próximo passo será interligar a unidade de Manaus ao sistema. Será utilizado protocolo SIP, o que acontecerá na mudança para um novo prédio, onde o Grupo terá uma rede de dados e realizará a interligação de todas as unidades.
Sobre a Leucotron:
A Leucotron Telecom é uma empresa brasileira, com planta industrial em Minas Gerais, que desenvolve soluções integradas de telecomunicações para corporações, pequenas e micro empresas. Ela concebe, produz e comercializa produtos de comunicação, seja em hardware, software ou serviços destinados a otimizar e potencializar o resultado das empresas. As soluções oferecidas ao mercado pela Leucotron contemplam todas as etapas de atendimento e necessidades do cliente: desde o trabalho de arquitetura tecnológica, por meio de equipamentos e softwares de qualidade e eficácia comprovadas, até o suporte eficiente no pós-venda. Com mais de 120 mil clientes em todo país, contabiliza mais de 2 milhões de usuários de seus produtos e serviços. Conta com mais de 400 concessionárias autorizadas, que vendem, instalam e dão assistência técnica em toda a linha de produtos disponíveis da marca.

























