SAÚDE IMPLANTA ALMOXARIFADO E A FARMÁCIA MUNICIPAL MUDA DE ENDEREÇO PARA GARANTIR CONFORTO AOS PEDRALVENSES E ADEQUAÇÃO ÀS NORMAS DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA
O local também será utilizado para implantar o almoxarifado das Unidades Básicas de Saúde
A antiga farmácia localizada na Avenida Jorge Bacha, 74, não atendia a Legislação Sanitária vigente e também não era confortável ao Pedralvense que ia buscar seu remédio no estabelecimento. Por esse motivo foi remanejada para um novo local na Rua Coronel Machado, 42, loja, bairro Centro (ao lado do fórum). O Atendimento é das 7 h às 17 h.
“As matérias-primas e produtos eram acondicionados de forma inadequada por falta de espaço físico, não atendendo de maneira satisfatória o controle de temperatura e umidade, propiciando a perda de medicamentos por acomodação ineficiente. Alguns produtos ainda eram acondicionados em prateleiras com incidência solar direta, o que é contraindicado para a manutenção da qualidade do medicamento. Além do mais havia proximidade de alguns produtos com os resíduos que deveriam ser descartados e com fontes poluidoras vizinhas, contrariando também a legislação sanitária vigente”, afirmou a enfermeira kellen Faria, responsável pela Vigilância Sanitária.
Os usuários ficavam mal acomodados, esperando em pé para serem atendidos sem o menor conforto, separados por grades, contrariando a Política Nacional de humanização. Com a mudança eles terão mais conforto, comodidade e qualidade no atendimento.
Além da Farmácia, o local será utilizado para implantar o almoxarifado das Unidades Básicas de Saúde. “As UBS não possuem espaço para almoxarifado, portanto, era impossível ter material estocado. Para não atrasar o serviço ou ter que economizar material por falta de estoque de produtos essenciais como luva cirúrgica, pilhas, gaze, etc, estamos implantando o almoxarifado da saúde, assim como já existe o almoxarifado da Secretaria Municipal de Educação” afirmou Ana Márcia Gomes, Secretária Municipal de Saúde.
A Secretária Municipal de Promoção Social e responsável pela captação de recursos, Fabiana Santos Salgado, falou da importância de traçar estratégias que visem a utilização de recursos vinculados economizando recursos próprios da Prefeitura e o conforto à população. “A Secretaria Municipal de Promoção pagava aluguel com recursos próprios no antigo endereço situado em frente à Prefeitura. Com o diálogo entre as pastas da Promoção Social e Saúde, todos saíram ganhando. A Promoção Social mudou no início de 2014 para um prédio próprio e agora, com a saída da Farmácia da Prefeitura, ano que vem irá promover uma reforma no local visando dar conforto aos usuários e melhorar o atendimento” disse Fabiana Santos Salgado.
“É importante dizer que não iremos parar apenas na mudança de local. A Prefeitura está aguardando o parecer da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, na aprovação do Projeto para Construção do prédio da Farmácia de Minas no Bairro Centro”, finalizou o Prefeito Joel Silva.


























