Participar de uma das maiores competições do Brasil, esse é o desejo do estudante congonhalense Valber Senna Custódio, que faz faculdade em Itajubá, região sul de Minas Gerais. O universitário é um dos organizadores de uma campanha online (http://http://www.catarse.me/pt/ecoveiculo) que arrecada fundos para participar de uma competição nacional de protótipos veiculares de mínimo consumo.
A campanha tem como objetivo arrecadar R$ 2.500 para a compra de um motor para um protótipo movido à bateria elétrica. Até agora R$ 1.315 foram arrecadados com a contribuição de 24 apoiadores.
De acordo com o estudante de Congonhal, todos do grupo estão colaborando na divulgação da campanha “Para a divulgação do projeto nós usamos muito as redes sociais e inclusive já fizemos outra campanha pra chegar aos três mil seguidores, aumentando assim a visibilidade do projeto”, diz o congonhalense.
Todos os apoiadores da campanha vão receber recompensas que vão desde chaveiros até camisas do projeto. Do total arrecadado 13% serão utilizados para pagar a taxa do site onde está sendo organizada a campanha, 10% se destinarão a confecção das recompensas e 77% do dinheiro será revertido para a compra do motor elétrico.
Caso consigam arrecadar a quantia necessária, o grupo de estudantes irá participar pela 8a vez consecutiva da Maratona Universitária da Eficiência Energética, competição nacional consagrada como referência no assunto de eficiência energética.
EcoVeículo
Valber faz parte de uma equipe de 28 alunos que compõem o projeto EcoVeículo da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Nesse projeto universitário de incentivo à pesquisa, os estudantes são responsáveis pelo desenvolvimento de protótipos veiculares de mínimo consumo para participar de competições de eficiência energética no Brasil e nos Estados Unidos. A equipe conta com carros movidos a energia elétrica, gasolina e etanol.
Com o modelo elétrico o grupo conquistou em 2014 a terceira colocação na Shell Eco Marathon Americas competição internacional que reúne participantes de todas as regiões da América. O EcoVeículo é o único projeto brasileiro no Top 10 da edição realizada nesse ano.
Para Valber, se classificar como a melhor equipe brasileira é apenas um de muitos outros grandes resultados alcançados por meio da dedicação de todos do projeto. “Isso representa que nós conquistamos algo que era de direito nosso, algo que nós estamos trabalhando há muito tempo e essa vitória não foi só pelos membros que estão em 2014, mas por todos os veteranos que começaram esse projeto e trabalharam muito duro, deixando de lado festas, família, férias, até mesmo a graduação para o EcoVeículo ser o que é hoje”, comenta o estudante.
Ao longo dos anos, o EcoVeículo se consagrou como um dos projetos mais vencedores da competição nacional, principalmente na categoria dos protótipos movidos a bateria elétrica, onde conquistaram dois ouros, duas pratas e dois bronzes. A equipe ainda conta com uma prata na categoria Etanol.


























