​Poetisa lança livro inaugural em sessão solene

A poetisa, escritora e professora Ilma de Faria Dutra publica seu primeiro livro após muitas décadas de intensa produção. “Poemas ao entardecer – poemas que ensinam e educam” mescla poemas antigos com poemas recentes. Há poemas extensos e outros curtos. “Tudo para equilibrar o livro”, explica a poetisa. A obra tem 184 páginas e foi impressa pela Intergraf Editora, de São José do Rio Preto (SP).

DSC02654

Ilma Faria faz parte do grupo de acadêmicos fundadores da Alca – Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí. No próximo dia 28, a Academia completa 29 anos e o lançamento de “Poemas ao entardecer” fará parte das comemorações desta efeméride. A sessão de autógrafos seguida de um coquetel acontece no dia 04 de outubro (sábado) no Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações em Santa Rita do Sapucaí (MG).

“Meus poemas são poemas de gratidão”. A poetisa assim o faz desde a adolescência, quando numa aula do professor Samuel Bruce foi elogiada pelo mestre no primeiro poema que redigiu na vida. Ilma estudava então na Escola Normal Oficial, hoje Escola Estadual Sinhá Moreira. Entrementes, a memória já não lhe suscita mais a lembrança de seu poema inaugural. No livro, o poema “Celebrando a vida” é o mais antigo, redigido que foi em 1954 em homenagem a um filho. O mais recente é o “Barco das ilusões”, composto em março deste ano.

Perguntada sobre o porque em publicar o livro inaugural tão somente agora, depois de muitas décadas, Ilma Faria foi contundente. “Meu prazer é compor, não publicar”. Ela diz que o filho Henrique insistiu para que publicasse. O resultado são trabalhos profundos. “Existe dentro de mim uma alma de poeta. O poeta nunca fica nas ramas, ele vai sempre ao cerne”. A poetisa conta também que a fase mais produtiva de sua carreira foi entre os anos de 1991e 1993, quando produziu algo em torno de 50 poemas.

Outras duas obras também já estão prontas e ela pretende publicá-las em breve. Uma, relata em poema a vida de Santa Rita de Cássia. Ilma Faria se baseou numa obra de um historiador italiano (com documentos cedidos pelo Vaticano) para construir uma longa narrativa através de versos. Outra, é o “Vale encantado” – referência à Santa Rita do Sapucaí.

A sessão solene com o lançamento do livro acontece no Auditório Aureliano Chaves, às 18h do dia 04 de outubro. A sessão será aberta ao público. OFERECIMENTO SERGINHO

 

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário