Com o intuito de tornar o ambiente hospitalar menos hostil e de formar um educador mais humanizado, a FAI, em parceria com o Hospital Antônio Moreira da Costa, de Santa Rita do Sapucaí, inaugurarama brinquedoteca do Hospital (ainda sem nome)em 1o de setembro.
Durante a inauguração, a coordenadora do curso de Pedagogia da FAI, professora Valéria Paduan Silva, que coordenou o projeto, disseque a ideia da criação daBrinquedoteca surgiu da necessidade de proporcionar aos alunos experiências pedagógicas em espaços nãoformais de educação e de atender as diretrizes do MEC no que se refere à classe hospitalar.
Ela ressalta que “o projeto da brinquedotecainiciou-se como um projeto de pesquisa desenvolvido pelas acadêmicas do curso de Pedagogia, Joana M. S. Morelli, Marcella O. Costa, Mariely A. Lemos e Ornella Morelli, sob a orientação dos professores Rosé Mary Bueno A. Cunha e Thiago Freitas com o objetivo de investigar as principais contribuições das atividades lúdicas no tratamento de crianças hospitalizadas” E continua: “O projeto ganhou novas aliadas do “Projeto Ninas Formiguinhas”, desenvolvido pelas acadêmicas Benilza B. D. Rodrigues, Maria Carla dos Reis e Rafaela Silvério, com a proposta da criação de uma biblioteca na ala pediátrica do hospital.”
Para Valéria, o projeto da Brinquedoteca também pode ser classificado como um projeto de afeto e de responsabilidade social onde todos podem colaborar, uma vez que este espaço visa proporcionar às crianças e adolescentes hospitalizados, momentos de entretenimento e lazer.
Na ocasião, mais pessoas fizeram uso da palavra. Em sua fala, o presidente da Fundação do Hospital, Ialdo Correia Costa, enalteceu a iniciativa da FAI:“Dizer que é uma parceria é uma palavra pequena pela grandeza do gesto. Ao mesmo tempo, que a Brinquedoteca oferece oportunidade para os alunos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos no curso, ajuda o hospital a semear uma esperança em forma de uma plantinha que começa a crescer, irá enraizar e trazer uma alegria maior para nós.”
Também fez uso da palavra, o administrador hospitalar, Daniel de Melo Souza, que destacou a importância da Brinquedoteca como instrumento para fortalecer a cultura da humanização dentro do hospital. “A iniciativa da FAI foi maravilhosa,” disse.
Já o diretor da FAI, professor José Cláudio Pereira, ressaltou, em seu breve discurso, a parceria entre a Faculdade e o Hospital. Ele falou de sua alegria em celebrar aquele momento com representantes de várias instituições, entidades e de outros setores da comunidade presentes ao evento.
Atividades na Brinquedoteca
As atividades na Brinquedoteca serão desenvolvidas pelos alunos bolsistas do projeto Pibid/FAI – Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência promovido pela Capes.
“Esperamos que a Brinquedoteca possa contribuir para o desenvolvimento de aspectos afetivos, cognitivos, sociais e psicomotores das crianças hospitalizadas, tornando este ambiente menos hostil aos olhos do público infantil. Espera-se ainda, que a Brinquedoteca integre o projeto de humanização do atendimento hospitalar que hoje é realizado pela equipe do Hospital denominada “Anjos da Saúde”, proporcionando às crianças um atendimento multidisciplinar”, enfatiza Valéria.
Após a inauguração Monsenhor José Carneiro Pinto e o presidente da Fundação Educandário Santarritense Cônego Benedito Ramon Pinto Ferreira abençoaram a Brinquedoteca.

























