Painel de Literatura tem debates surpreendentes

Leitura de textos ou poemas seguidos por pequenos debates, acompanhados de cafezinhos, chopp e boa música. A tarde do último sábado (23) não poderia te sido melhor com mais um Painel de Literatura Sessão Feitores das Palavras, evento promovido pela Alca – Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí. Pela primeira vez a sessão aconteceu na Cafeteria e Bar Parada Obrigatória e os desdobramentos dos debates que se seguiram tiveram caminhos surpreendentes.

O Painel contou mais uma vez com a sempre marcante presença do artista popular José Adão Ribeiro, o “Poeta dos Acrósticos”. Não perdeu tempo em compor seus poemas em homenagem à ocasião. “Minha inspiração é efêmera e preciso ser rápido para não perder o prumo das ideias”. Adão homenageou à Alca, o Parada Obrigatória e o acontecimento. Este último, compôs na hora mais um de seus acrósticos.

140823 5b

O jornalista Evandro Carvalho leu um texto sobre uma praça moderna que destoa da arquitetura tradicional de uma cidade. Em seguida seguiu-se um debate sobre a necessidade ou não dos contrastes na vida das pessoas. Anderson Yumia, estudante, especulou sobre a necessidade das diferenças no mundo contemporâneo e elogiou o Painel. “Achei dinâmica a forma que foi conduzido o debate. Muito interessante escutar e ser escutado”.

José Adão Ribeiro e o escritor Otto Kielblock debateram sobre o tema “amor”. Entusiasta dos grandes sentimentos, José Adão ponderou sobre a transitoriedade do amor. Kielblock rechaçou, argumentando que determinados amores são para sempre.

Evandro Carvalho leu outro texto na sequência. Desta vez a proposta era debater o papel das universidades e seus “privilégios” na condição de “detentoras” dos saberes. Discussão ampla se seguiu. O ponto alto foi José Adão Ribeiro argumentando sobre a importância do saber e da cultura populares.

O Painel de Literatura foi encerrado com uma pequena palestra do escritor Otto. Ele falou sobre sua produção literária, dos poemas que compôs na juventude, roteiros que produziu para o teatro e sua participação como ator em dois filmes do cinema nacional. Também esteve presente na Sessão o sociólogo Yago Bueno.

O próximo Painel de Literatura Sessão Feitores das Palavras acontece no dia 20 de setembro (sábado) no auditório Aureliano Chaves, no Inatel, em Santa Rita do Sapucaí (MG). Qualquer pessoa pode participar sem nenhum custo.

O evento deste sábado integrou o projeto “Cidade Criativa Cidade Feliz”.

TEXTO E FOTO: EVANDRO CARVALHOOFERECIMENTO NETSI

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário