Donos de animais podem inscrever até dois bichos para procedimento.
Ônibus com sala cirúrgica é o primeiro implantado no Sul de Minas.
Do G1 Sul de Minas
Em Poços de Caldas, um novo programa pretende reduzir o número de cães que vivem soltos pelas ruas.
Lançado pela prefeitura da cidade no último mês de maio, o castramóvel – um ônibus com uma sala cirúrgica para animais – começou as primeiras atividades na última segunda-feira (30), no bairro São José.
O objetivo é cadastrar os bichos que vão passar pelo procedimento cirúrgico nos próximos dias 10 e 17. Nesta primeira etapa serão beneficiadas 50 pessoas, sendo que cada uma pode inscrever até dois animais, o que totaliza 100 castrações.
De acordo com o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), Poços de Caldas é o primeiro município do Sul de Minas a realizar o projeto e o quinto do país a ter uma unidade móvel de castração de cães e gatos. Segundo a coordenadora do programa, Sheila Patresi, serão cadastrados cães e gatos machos, de qualquer raça ou porte, desde que tenham mais de dois meses e sejam saudáveis e aptos para o procedimento. Futuramente, fêmeas também passarão pelo procedimento.
“Para fazer o cadastro, a pessoa deve ter renda de até dois salários mínimos, possuir algum auxílio do Governo Federal e obrigatoriamente residir no bairro em que está o ônibus, neste caso o São José. É necessário apresentar cópia da identidade, comprovante de renda, comprovante de residência e cópia do auxílio”, explicou.
Ainda de acordo com ela, não é necessário levar o animal no ato da inscrição, apenas a documentação exigida. Já na data marcada para a cirurgia, o transporte será de responsabilidade do dono.
Em uma segunda etapa, o programa vai percorrer outros bairros e regiões da cidade, para castrar mais animais em cada uma delas.
Esta entrada foi publicada em
Noticias de Minas Gerais. Adicione o
link permanente aos seus favoritos.
É uma excelente iniciativa ! O bom seria se pudesse castrar os de “rua”, também, já que existem muitos. Eu moro em SRS, e aqui tem muito cachorros soltos na rua.