20 anos do Plano Real

plano-real-1024x864Hoje, 1º de julho, o Plano Real completa 20 anos com gigantesca aprovação do povo brasileiro.

Implantada em 1994 por Fernando Henrique Cardoso, sucedendo o Cruzeiro Real, a moeda foi dada como solução do governo Itamar Franco para combater a inflação que, à época, aterrorizava os brasileiros.

O programa possuía três etapas: Período de equilíbrio das contas públicas, com redução de despesas e aumento de receitas, e isto teria ocorrido nos anos de 1993 e 1994; Criação da URV para preservar o poder de compra da massa salarial, evitando medidas de choque como confisco de poupança e quebra de contratos; Lançamento do padrão monetário de nome Real, utilizado até os dias atuais.

Além de ter tirado quase 19% da população da miséria, o Plano Real culminou no aumento do salário mínimo em 1.019% nos últimos 20 anos.Oferecimento Xicos

Avatar de Desconhecido

About Giácomo Costanti

Email: danielicostanti@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

3 Responses to 20 anos do Plano Real

  1. A pura verdade do Plano Real nunca foi dita .
    Em maio de 1993 ,o engenheiro Henrique Leusin idealizou o plano real em 2 dias, que entregou ao filho do embaixador Meira Penna.Este repassou ao Recúpero e FHC.Varios questionamentos foram feitos vindo do BC e Ministério da Fazenda.Só depois eles juntaram os economistas para formatar e executar o plano.Lembra da parabólica “o que é ruim eu escondo “ Recupero. Por que eu nunca apareci ? economistas não aceitariam um engenheiro .Em 27/06/2004 , 10 anos do Real,O Globo fez a reportagem no Colégio Cruzeiro.Escola que eu estudei. E tem muito mais.

  2. Avatar de Arnaldo Arnaldo disse:

    1º Passo do Real: Período de equilíbrio das contas públicas, com redução de despesas e aumento de receitas…

    O que o PT vem fazendo com o real? Gastos excessivos, aumento exorbitante das despesas (mtas vezes para compra de votos) e diminuição do PIB (PIB da Dilma só ganha do de Collor e de Floriano Peixoto). Inflação cada dia maior..

    Resumindo.. mais um ou 2 mandatos do PT o Brasil volta a época pré plano real!

    • Arnaldo, Voçe não está errado .O aumento do salário minimo, sem o aumento da produtividade gera inflação a longo prazo.E aumento da produtividade aparece quando se aumenta a taxa de investimento.E para aumentar a taxa de investimento é preciso aumentar a taxa de poupança.Se voçe quiser a pura verdade da lógica do plano real mande o seu e-mail para henrique@leusin.net.br. PT soube quem eu era em março 2002.Eu também fui usado por eles até abril de 2003.Veja a charge do Chico Caruso”o globo” de 6/2/2003(eu estava num boteco de bermuda e chinelo de dedo).bye

Deixe um comentário