Você tem um projeto inovador, de alto valor agregado e de base tecnológica e necessita

O primeiro passo foi dado com o estudo de viabilidade feito pela FAI

Santa Rita do Sapucaí está se preparando para implantar o curso de Medicina. A FAI, por meio da Fundação Educandário Santaritense, entidade mantenedora da Instituição, em parceria com o Sindvel – Sindicato das Indústrias de Aparelhos Elétricos, Eletrônicos e Similares do Vale da Eletrônica – estão juntos nesta empreitada. E com eles estão outros atores importantes do APL – Arranjo Produtivo Local Eletroeletrônico.

O sonho coletivo para criação do curso começou a ser gestado em 2013, quando o diretor da FAI, professor José Cláudio Pereira, e o presidente do Sindvel, Roberto de Souza Pinto, foram à Brasília protocolar a carta de intenção para criação do curso de Medicina na cidade.

Lá tomaram conhecimento da Portaria Normativa MEC (n o 13, de 9 de julho de 2013) que estabelece os procedimentos para a criação de novos cursos de Medicina. O teor da Portaria diz que independente do projeto pedagógico do curso a ser criado, é necessário que os municípios comprovem a relevância e a necessidade social do curso, além de possuir saúde pública adequada. Ainda segundo a Portaria, a inscrição dos municípios interessados se dá por meio de um edital e, após análise da documentação enviada, são pré-selecionados os municípios candidatos.

A partir daí, iniciou-se um trabalho coletivo para validação do Município. O estudo de viabilidade para implantação do curso na cidade foi a primeira tarefa a ser cumprida.

O documento aprofundado foi financiado pelo Programa de Apoio à Competitividade dos Arranjos Produtivos Locais de Minas Gerais, projeto do Governo do Estado com recursos do BID e Sebrae e gerenciado pelo IEL/Fiemg. Coube a elaboração aos profissionais da FAI: Prof. Dr. José Cláudio Pereira, Profa. Dra. Sandra Carvalho e a bolsista mestranda Aline de Faria.oferecimento_bioessencia

Esta entrada foi publicada em Cidade. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário