Em Passa Tempo, foi realizada a primeira reunião da Rede de Comerciantes Protegidos. Fato este que vem somar esforços às já criadas Rede de Instituições Financeiras Protegidas, Rede de Vizinhos Protegidos e Rede de Vizinhos Rurais Protegidos, de modo a ampliar o campo de atuação da Polícia Militar de Minas Gerais no que tange a ações de policiamento comunitário no município, em específico, junto aos comerciantes da região central de Passa Tempo.
O novo modelo de atuação da Polícia Militar terá enfoque na aproximação dos policiais militares com a população, para que aqueles passem a ser uma referência para a comunidade e então sejam capazes de sensibilizar as pessoas para que adotem mudanças de comportamento, principalmente no que se refere a medidas de autoproteção.
Além da situação de aproximação entre a PMMG e a comunidade, a ideia é mobilizar os comerciantes para que a interação entre si e com a PMMG passe a fazer parte do dia-a-dia de cada um deles. A troca de informações nesse novo círculo de relacionamento possibilitará a PMMG direcionar o emprego de recursos humanos e logísticos de acordo com as demandas dos comerciantes e da população de maneira geral. Dessa forma é possível atender as demandas da sociedade e otimizar o trabalho de prevenção à criminalidade, visto que se os componentes da Rede atuarem de forma mútua e comprometida, alertando uns aos outros e à Polícia
Militar sobre a presença de pessoas e veículos suspeitos, será possível dificultar a ação de criminosos no município.
Na reunião, foram realizados levantamentos das principais demandas dos comerciantes bem como as principais situações que geram sentimento de insegurança e incômodo junto àqueles.
Em suma, o trabalho constitui-se basicamente na criação de mecanismos que dificultem a ação de criminosos, na eliminação das oportunidades dadas pelas vítimas e consequente desmotivação de possíveis autores.
O estabelecimento do diálogo e intensificação do relacionamento entre os comerciantes e a PMMG possibilita a discussão de assuntos de segurança pública e solução de problemas, através da troca de experiências e ações simples e de baixo custo.
Dessa forma, a PMMG empreende esforços junto à população para prestar um serviço de maior qualidade, com foco nas particularidades das demandas do município de forma preventiva.


























