PARABÉNS SANTA RITA DO SAPUCAÍ PELOS 122 ANOS

01Em 2 de maio de 1821 fez-se a doação de 8 alqueires de terras à margem direita do ribeirão do mosquito.Manoel da Fonseca e sua esposa eram analfabetos e assinaram em cruz. O Capitão Manoel Joaquim, o tenente José Joaquim Ribeiro, os alferes Antônio Manoel Palma e Braz Fernandes Ribas assinaram como testemunhas e “a rogo” de Antônio Manuel da Fonseca, filho do casal.
02O ano de 1821 marca na História um grande avanço no sentido de separar o Brasil de Portugal. Em 26 de Abril D.João VI volta para Portugal e deixa seu filho Pedro de Alcântara como Regente. Manipulado pelos políticos brasileiros D. Pedro chega a proclamar a separação do Brasil de Portugal em 7 de Setembro de 1822.
Em 1821 a capitania das Minas Gerais era governada por D. Manoel de Portugal e Castro, que tinha tomado posse em 1814, ele retirou-se para Portugal em 1822.
Só em 1825 foi erigida a capela. Manoel da Fonseca tinha morrido. O Brasil se tornara independente e tinha-se uma Constituição, outorgada em 1824.
Minas Gerais era província e seu primeiro Presidente foi o Dr. José Teixeira da Fonseca Vasconcelos que tomou posse em 29 de Fevereiro de 1824.
No dia 22 de Maio de 1825 o Pe. Mariano Accioli rezou a primeira Missa na Capela do Ribeirão do Mosquito.
Em torno dessa Capela e dentro dos 8 alqueires da Igreja formou-se um arraial. Poucas casas, um cômodo de comércio.
Pouco tempo depois por aqui também apareceu o capitão João Antônio Dias e sua esposa recebendo uma parte de terra à margem esquerda do ribeirão do Mosquito. Aqui nasceu seu filho Antônio Paulino de Souza Dias em 19 de outubro de 1830. Mais tarde vieram as famílias dos Ribeiro 11859),Carneiro, Ribeiro do Vale, Vilela,Almeida, Rodrigues, Torres, Lima, Moreira, Marques, Telles, Rennó.
O primeiro nome dado a nossa terra foi de “Ribeirão do Mosquito conforme pode-se ver pelo documento de doação. Com a construção da Capela, já ninguém queria mencionar o nome primitivo preferindo o de “Santa Rita do Mosquito”. Em 3 de abril de 1839 o regente Marquês de Olinda ( Pedro de Araújo Lima) eleva o arraial a categoria de freguesia por força da Lei n0 138, como Santa Rita do Vintém e pertencente ao município de Campanha. Nesse mesmo ano é elevada a categoria de paróquia, sendo o Pe. Athanásio José Rodrigues , o seu primeiro Pároco.

De 1846 a 1852 a freguesia fica sob a jurisdição do município da Itajubá; de 1852 a 1870 Pouso Alegre obtém essa jurisdição. Em l870 voltamos a pertencer á Itajubá. Em 1880 passa a pertencer ao recém criado município de São Gonçalo do Sapucaí com o nome de Santa Rita do Sapucaí. No mesmo ano pela Lei 3.658 de 1 de setembro é elevada à categoria de Vila.
Foi sómente na República, no governo do Marechal Floriano Peixoto, que se elevou a município pela Lei 23 de 24 de maio de 1892. Era Presidente do Estado de Minas Gerais o Dr.José Cesário de Faria Alvim, primeiro Presidente constitucional do Estado.

Prof. Ivon Luiz PintoOFERECIMENTO-BLUE-BRAZIL-NOVO

Avatar de Desconhecido

About Giácomo Costanti

Email: danielicostanti@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Cidade. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário