Obras do Aeroporto de Itajubá são retomadas em ritmo acelerado

Em Itajubá, a empresa Aterpa retomou as obras de construção do Aeroporto daquela cidade neste mês de abril. O canteiro de obras já estava preparado e um grande volume de brita, material usado na drenagem e compactação do solo, estava acumulado aguardando somente o fim do período de chuvas para ser utilizado.

Além de caminhões, máquinas carregadeiras e de terraplenagem (patrol), um equipamento dos mais modernos da engenharia civil está sendo utilizado. Uma espécie de bate-estacas de mais de 20 metros de altura realiza o trabalho de injetar brita de granito nas camadas mais profundas do solo, de forma a criar colunas ou estacas de pedra para dar sustentação à pista.

O aeroporto

O valor licitado da obra foi de R$ R$ 65.995.729,00 e o aeroporto deverá ter uma pista de pouso de 1.600 x 30m, pátio de aeronaves, terminal de passageiros, seção de salvamento e combate a incêndio, cerca de área patrimonial, além da implantação de balizamento noturno e sinalização horizontal. A obra estará concluída em 600 dias.Oferecimento Xicos

Esta entrada foi publicada em Informativo Prefeitura de Itajubá. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

9 Responses to Obras do Aeroporto de Itajubá são retomadas em ritmo acelerado

  1. Avatar de João Cobra Lino João Cobra Lino disse:

    Aeroporto em Itajubá, aeroporto em Pouso Alegre……… e o Vale da Fantasia Eletrônica não consegue ter uma rodoviária!!!!!!!!!!!!

  2. Avatar de Arnaldo Arnaldo disse:

    Com o aeroporto de Pouso Alegre, sera que o de Itajubá é realmente necessário? Deve virar um elefante branco igual varios outros aeroportos de cidades pequenas!

    Itajubá é uma cidade com uma localização muito ruim para ter um aeroporto.

  3. Avatar de Alex Alex disse:

    O aeroporto de Itajubá ficará ao lado da HELIBRÀS, do grupo AIR BUS, servirá como aeroporto regional e também será utilizado pela própria HELIBRAS, que tem planos de construir no Brasil não só helicopteros mas também AVIÕES.

  4. Avatar de João João disse:

    Uma cidade não precisa ter necessariamente uma localização para ter Aeroporto, se fosse assim o Rio de Janeiro não teria os 5 Aeroportos (Galeão, Santos Dumot, Jacarepaguá, Campos dos Afonsos e Base de Santa Cruz).
    Ocorre que aeroportos são construídos em cidades importantes independente do relevo.
    Itajubá possue a única fábrica de helicópteros da América Latina, além de outras indústrias importantes e estratégicas para o país como a IMBEL.
    A UNIFEI tem curso de Engenharia Aeronáutica e a cidade é o principal centro cultural e tecnológico do Sul de Minas.
    Não adianta fazer aeroporto no meio do nada como fez Itamar Franco quando decidiu construir o Aeroporto de Goianá, distante mais de 40 km de Juiz de Fora.
    O Aeroporto de Itajubá provavelmente não terá voos comerciais, apenas voos executivos. Aliás nenhuma cidade do Sul de MG tem necessidade de voo comercial. Estamos muito próximos de São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto e São José dos Campos.

  5. Avatar de mario perz mario perz disse:

    Pena que a cidade de Itajubá está abandonada há anos, os prefeitos não estão nem aí, a cidade não cresce, há anos não se vê uma escola nova, as que tem estão em estado precário, a cidade está muito cara, culturalmente já era, a cidade não tem uma sala de cinema, e a população não está nem aí;mineiro é muito tranquilo, não gosta de mudanças, vide que elegeram por 12 anos um partido de extrema-direita para governá-los e o governador morava na cidade do Rio de Janeiro, incrível, não?

  6. Avatar de Santos Santos disse:

    Fico impressionado com o desconhecimento técnico das pessoas. Essa pista só vai servir para pouso de urubu, Itajubá não tem demanda para um aeroporto, tirando o interesse exclusivo da Helibrás de ter uma pista de testes construída com dinheiro público. A pista é pequena e só tem condições técnicas de operar em modo de vôo visual. Em vez de gastar milhões em um aeroporto que só vai servir para muito de vez em quando algum teco-teco pousar, o dinheiro deveria ser investido na melhoria das estradas que chegam a Itajubá. Essas sim vias usadas por toda a população, inclusive pelas empresas que poderiam se instalar na cidade. É balela esse negócio que aeroporto desse nível atrai empresário para instalar empresa na cidade. O que atrai é ter estradas decentes para deslocamento de seus funcionários e clientes quanto para escoamento de produção.

  7. Avatar de Luciana Luciana disse:

    Para mim, que moro no Rio e tenho pais em Itajubá, é SONHO! Pq encarar 5 horas de Cometa, com só dois horários, não é dose!

Deixe um comentário