Infraestrutura e tecnologia de ponta motivam alunos do Ensino Médio da ETE FMC
Em um amplo espaço de 131 mil m2 (22 mil m2 de área construída), arejado por uma extensa área verde, a ETE FMC – Escola Técnica de Eletrônica Francisco Moreira da Costa tem infraestrutura completa e tecnologia de ponta a serviço dos alunos do Ensino Médio. Esse ambiente proporciona uma dinâmica permanente na vida escolar dos estudantes e os motiva para o aprendizado. No dia a dia, eles se distribuem entre as salas de aula e atividades nos campos de futebol e quadras poliesportivas, pistas de corrida, piscina e laboratórios. “Os alunos identificam na ETE um local de estudo avançado e também um espaço agradável para a prática de esportes, de artes e até de lazer”, afirma o professor Alexandre Loures Barbosa, diretor geral da ETE. “Os estudantes chegam aqui com mais vontade para frequentar a escola”, completa.
Para as atividades de pesquisas e estudos, a ETE dispõe de moderna estrutura de apoio, como laboratórios de Química, Biologia e Física, com lousas digitais e dezenas de peças da anatomia humana e biológica, além de lâminas para microscópios e materiais para testes de química e física. No complexo esportivo da ETE, há espaços para diversas modalidades: dois campos de futebol (em medidas oficiais), piscina semiolímpica, duas quadras poliesportivas, pista de corrida e quadras de handball e peteca.
O Ensino Médio Regular da ETE tem carga horária de 3840 horas – 440 horas a mais do que o estabelecido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Além de aulas teóricas, os alunos participam de pesquisas, experimentos práticos, atividades esportivas, música, teatro e interatividade. “Aqui na escola promovemos eventos variados constantemente, uma forma de instigar talentos e também de tornar um pouco mais suave o conteúdo muito intenso que é dado em sala de aula”, diz Barbosa. Um dos objetivos da Instituição também é ensinar a pensar “fora da caixa”. Os alunos são estimulados a ir além, a dar uma solução diferente para resolver problemas, ou mesmo transformar esses problemas em grandes oportunidades”.
Tecnologia ─ Os equipamentos tecnológicos de ultima geração da ETE incentivam a aprendizagem. Os alunos do Ensino Médio tem acesso a um amplo acervo tecnológico, montado em função dos cursos técnicos oferecidos pela ETE ─ Automação Industrial, Eletrônica, Telecomunicações e Equipamentos Biomédicos. “Os alunos do Ensino Médio Regular acabam se aproveitando de boa parte dessa estrutura tecnológica, oportunidade que os motiva bastante, pois sabemos o quanto os jovens são fascinados pelo que há de mais avançado em tecnologia. Esse é, com certeza, um dos nossos grandes diferenciais”, completa o diretor geral da ETE.
Otávio Ribeiro Viana, 18 anos, concluiu o Ensino Médio Regular na ETE no ano passado e já está cursando Engenharia em Automação no Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL. Segundo ele, a ETE o ajudou muito a decidir sobre a carreira a seguir. “A proximidade dos alunos com os professores, o contato com uma tecnologia de ponta e a variedade de atividades paralelas de artes e esportes fizeram com que ir à escola fosse um prazer. Tudo isso, consequentemente, permitiu um aprendizado mais eficiente”, afirma Otávio.
“Meus três anos na ETE foram ótimos. A escola oferece muitos espaços aos alunos, como quadras, laboratórios e locais para convivência. Aproveitei até para fazer atividades de lazer e treinei handball”, relata Carolina Faustino Carli, 17 anos, formada em 2013 e agora cursa Jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto. “No ultimo ano, os alunos são aconselhados a escolher com muita calma o caminho que desejam seguir, mas eu já tinha certeza do que queria e consegui entrar na faculdade direto, um grande alívio.”

























