Prefeitura e Emater apresentam programa de manutenção em estradas rurais em Pedralva

10175021_589429557819908_7550692397107165705_nEm Pedralva, no salão da Loja Maçônica Perseverança e Justiça no Bairro Bicas, a Prefeitura Municipal e a EMATER-MG, através do escritório local de Pedralva e Unidade Verde Minas de Poços de Caldas realizaram uma reunião com as lideranças do Município para apresentação do Programa de Adequação e Manutenção de Estradas Rurais, o qual a EMATER-MG já vem participando em outros municípios.
O evento contou com a participação do Prefeito Joel Silva, Vice-Prefeito Evaristo Reis, Engenheiro Agrônomo João Marcos Cunha (Emater Pedralva), Leonel Sátiro de Lima – Unidade Verde Minas de Poços de Caldas e José Aloísio Nery, representante da Gerência Regional da EMATER-MG em Pouso Alegre, Secretários, Vereadores, Conselhos, Associações de Bairro, Dirigentes de Entidades e população em geral.
A síntese do programa foi apresentada pelo coordenador técnico da Unidade Verde MinasLeonel Sátiro de Lima, o qual explanou sobre seus princípios básicos de planejamento, implantação e condução compartilhados.
A proposta que já vem sendo trabalhada em outros municípios consta das seguintes fases: 1) Caracterização dos Pontos Críticos, 2) Elaboração de Plano de Ação, 3) Qualificação de Funcionários, 4) Intervenção em Pontos Críticos, 5) Elaboração de Programas e Projetos e 6) Ações Continuadas.
Nesta primeira fase de planejamento foram criadas duas frentes de trabalho compostas pelos participantes desta reunião, através da nomeação de voluntários, para compor Comissões. A primeira comissão, responsável pelo mapeamento dos pontos críticos do município, fará a identificação “in loco” dos trechos problemáticos da estradas principais através de visitas às comunidades rurais para propiciar a participação dos usuários. A identificação será feita por marcação de coordenadas geográficas (latitude e longitude), fotos e descrição do trecho conforme conhecimento dos usuários das estradas. Os dados levantados serão sistematizados em planilhas e lançadas em plataforma para facilitar o planejamento. Após este levantamento, para iniciar a segunda fase, a segunda comissão organizará uma conferência municipal para junto com a primeira comissão elaborarem um Plano de Ação para o município.
A terceira fase do programa trata da qualificação da mão-de-obra, identificando a priori, os equipamentos disponíveis e executando trabalhos práticos em alguns trechos de estradas aplicando os conceitos. E finalmente, a quarta fase, após o Plano de Ação elaborado, e com os funcionários capacitados e a disponibilização dos equipamentos necessários, inicia-se a intervenção nos locais dos pontos críticos executando-se a filosofia do programa.
A adequação, a manutenção e a conservação das estradas rurais são algumas das prioridades da gestão, para evitar a erosão do solo, a degradação do meio ambiente, além de garantir o tráfego de veículos, o transporte de pessoas enfermas e de alunos, e o escoamento da produção agrícola durante todo o ano, proporcionando uma substancial redução nos gastos de recursos em obras de manutenção das estradas.
O Governo Municipal, conta com a participação popular nos trabalhos de identificação dos pontos críticos das estradas principais e agradece a compreensão de todos no entendimento das fases de execução deste trabalho que será compartilhado.oferecimento BR 2

Esta entrada foi publicada em Informativo Prefeitura de Pedralva. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário