Programa Ver Minas em Boa Esperança

Administração fazendo historia e o povo sendo beneficiado.

Em Boa Esperança, realizar consultas, exames e cirurgias oftalmológicas nunca foi tão rápido e acessível.

Por meio do Programa Ver Minas, que busca diagnosticar e reduzir a prevalência da catarata e de outras doenças oculares em pessoas acima de 50 anos, 1162 pessoas foram beneficiadas na cidade. A Prefeitura de Boa Esperança não mediu esforços para que esse atendimento chegasse a nossa população. Em parceria com as Unidades Básicas de Saúde, foi realizada uma mobilização local para divulgar a oportunidade, selecionar casos mais urgentes que se enquadram nas exigências do programa. 

A Carreta do Programa estava na cidade de Campos Gerais, e a partir da manha de sábado, os pacientes tiveram transporte gratuito até o local. Para ter acesso ao atendimento, o cidadão, com idade superior a 50 anos, deveria apresentar o Cartão Nacional de Saúde e um documento de identidade e passar pela triagem para realizar a consulta e os exames preliminares. Uma vez identificada a necessidade de cirurgia, o paciente era encaminhado, no mesmo dia, para realizar o procedimento e no final, receber uma bolsa, contendo um óculos para proteção, o medicamento necessário (colírio), receita e orientações quanto aos cuidados a serem adotados. Antes de ser liberado, foi agendado os retornos pós-operatório, o primeiro em 48 horas e o próximo para 30 dias.
O prefeito Antonio Carlos Vilela, sabe da importância do programa para a saúde ocular dos cidadãos: “Esse programa traz um beneficio enorme para todas as pessoas, principalmente pra aquelas que sofrem de catarata. Receber um atendimento imediato, de forma útil e pratica traz benefícios de forma geral. Fico muito feliz ao ver essas pessoas sendo diagnosticadas e encaminhadas para o atendimento correto, enxergando de novo. Isso traz um realização profissional e pessoal.” disse.
O Secretário de Saúde, Hideraldo Henrique Silva, foi um dos responsáveis por essa iniciativa da Prefeitura de Boa Esperança junto ao Governo do Estado. Com essa iniciativa, diagnosticamos e reduzimos a prevalência da catarata e de outras doenças oculares na população esperancense que estão dentro da faixa etária priorizada pelo programa. A doença é considerada como a maior causa de cegueira curável no mundo e está relacionada a cerca de 48% dos casos de perda de visão. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/2010), em Minas, mais de 4 milhões de pessoas estão com idade acima de 50 anos, faixa etária considerada de risco para início da doença.oferecimento DJ

Esta entrada foi publicada em Saúde. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário