Os alunos do 1º ano de Engenharia de Produção da FAI – Centro Superior de Ensino em Gestão, Tecnologia e Educação, realizaram uma visita técnica à Moabe Energia, empresa especializada na produção de peças usinadas e estampadas, atuando há 22 anos em Itajubá –MG. As visitas ocorreram nos dias 24, no período noturno; e no dia 26, para a turma da manhã, com a supervisão do Professor Carlos Alberto Mont’Alvão.
O Professor explica que a visita realizada nesse mês, faz parte de um programa de quatro visitas previstas para o primeiro semestre letivo do curso, como parte das atividades da disciplina Introdução à Engenharia de Produção. “Vamos realizar a segunda visita em uma empresa de Santa Rita do Sapucaí; no dia 12 de abril faremos uma visita à BOVESPA em São Paulo; e entre os meses de maio e junho, visitaremos uma empresa multinacional.
Mont’Alvão explica a importância das visitas: “ as visitas técnicas permitem aos alunos identificar as várias áreas de atuação do Engenheiro de Produção, colaborando para que o aluno associe a formação teórica, com a situação prática que vão enfrentar quando estiverem estagiando ou trabalhando na área”, diz.
A visita técnica teve início com a apresentação da empresa pelo Engenheiro de Produção Fabrício S. Andrade, Gerente Industrial, acompanhado pela Francine Braga de Moura, aluna do 3º ano de Administração na FAI, e filha de Célio Dias Moura, um dos sócios proprietários. Os alunos tiveram oportunidade de conhecer toda a estrutura da empresa, os maquinários e as etapas do processo de produção. Ao final, a empresa ofereceu um lanche para todos os participantes.
A aluna Andressa Carvalho participou da visita na turma da manhã e destacou: “O Engenheiro Fabrício nos mostrou o que ele faz e já fez. Os projetos implantados por ele e as melhorias obtidas, mostrando assim qual é o papel de um Engenheiro de Produção dentro de uma empresa”, comenta.
Empresa
A Moabe Energia está localizada na cidade mineira de Itajubá, estrategicamente próxima a pólos econômicos do país, como Rio de Janeiro e São Paulo.
Atua no mercado nacional de Energia, Ferramentaria, Manutenção, Serralheria Industrial e Serviços Complementares, sendo uma das principais fornecedoras para empresas do ramo elétrico como Alstom, Orteng, Siemens e Nexans.
Mont’Alvão afirmou que “ a empresa foi escolhida para a visita por ter como características a fabricação de peças e equipamentos sob demanda específica. Um produto fabricado hoje pode nunca mais ser produzido, e o que se produz em um mês provavelmente nunca mais se repetirá. Isto faz com que o planejamento, a programação e o controle da produção sejam atividades de um grande grau de complexidade, diferente de outras empresas que tem seus próprios produtos e trabalham com uma previsão de demanda por seus produtos.

























