Polícia Militar promove seminário sobre assistência social e saúde mental

1Em Pouso Alegre, o  20º Batalhão de Polícia Militar, em parceria com  a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e a Secretaria Municipal de Saúde promoveram, nos dias 19 e 20 de fevereiro, um seminário sobre assistência social e saúde mental a policiais militares. O evento foi realizado no SENAC e no auditório do 20º BPM.

 Luta contra drogas

O objetivo foi trazer ao conhecimento dos participantes acerca da estrutura municipal de assistência social e saúde mental. “A ideia do seminário se iniciou ao ser detectado que, devido ao crescimento do município, a população em situação de rua, notadamente formada por usuários de drogas, estava aumentando visivelmente, causando insegurança e desordem. A participação deste público no cometimento de crimes contra a pessoa e contra o patrimônio aumentou nos últimos tempos, bem como a cobrança da própria sociedade”, afirmou o Cap Regis, Comandante da 56ª Cia PM.

 Palestras

4A palestrante Fabyane Kássia S. da Cunha, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, falou sobre a estrutura de assistência básica, média e alta complexidade. “Programas do Governo Federal, recursos municipais e até mesmo de voluntários garantem diversos serviços às famílias ou pessoas que necessitam desde um simples documento de registro até uma internação para um viciado em drogas.” Lembrou Fabyane.

5A rede de atenção à saúde mental, álcool e outras drogas no município de Pouso Alegre foi foco da palestra da Diretora de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Ana Cláudia Gonçalves. Ela falou sobre os trabalhos da Secretaria, principalmente do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial. Segundo ela, pessoas com transtorno mental e viciados em drogas são tratadas no terreno, ou seja, não há a internação. “Uma equipe chefiada por médicos e composta por enfermeiros e psicólogos, além de assistentes sociais e terapeutas ocupacionais, acompanham diuturnamente o tratamento que visa o retorno do paciente às atividades normais na sociedade.” Afirmou Ana Cláudia.

Ações de prevenção

O seminário faz parte do “Mês Antidrogas”, uma iniciativa da 56ª Cia PM em Pouso Alegre que visa diminuir o fluxo de drogas no período que antecede o Carnaval. Oferecimento Xicos

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário