Santa Rita do Sapucaí está parecendo terra sem lei.
Segundo o Código Florestal atual estabelece como áreas de preservação permanente (APPs) as florestas e demais formas de vegetação natural situadas às margens de lagos ou rios (perenes ou não); poxa mas vejam o que estão fazendo às margens de nosso já sofrido Rio Sapucaí no final da Rua Capitão Vicente Ribeiro do Vale (Rua do Queima):
Estão cercando o local, construindo curral e NENHUMA AUTORIDADE toma providência.
Neste local recentemente o Grupo de Escoteiros Papa Léguas plantou quase várias mudas de espécies nativas da região, para reflorestar a mata ciliar.
A mata ciliar é uma das formações vegetais mais importantes para a preservação da vida e da natureza. O próprio nome já indica isso: assim como os cílios protegem nossos olhos, a mata ciliar serve de proteção aos rios e córregos.
Mais importante que os rios para a sobrevivência dessa vegetação, é a mata ciliar para a conservação dos rios e dos animais. A mata ciliar funciona como um obstáculo contra o assoreamento dos rios, ou seja, segura a terra das margens para que ela não caia dentro deles. Essa terra poderia matar as espécies que vivem no fundo dos cursos d’água ou torná-los barrentos, dificultando a entrada da luz solar, necessária para alguns organismos que vivem nos rios e que servem de alimento aos peixes.
Quando chove, a mata ciliar também impede que uma quantidade muito grande de água caia de uma vez só no rio, e assim evita as enchentes. A água das chuvas também pode trazer diversas substâncias estranhas, como excesso de adubos e outros produtos químicos aplicados nas áreas de cultivo. A vegetação também retém uma parte destas substâncias, evitando a contaminação dos rios que protege.
Esperamos que o CODEMA de nossa cidade tome alguma providência ou o Ministério Público terá que ser acionado?
RESPOSTA DA DIVISÃO DE MEIO AMBIENTE E CODEMA:
O CODEMA acionou a Polícia do Meio Ambiente, esta veio, multou os responsáveis e o caso já está no Ministério Público aguardando providências.



























Isso é só “uma parte” do problema !!!
Nosso rio também é usado como “depósito de lixo” e como local de despejo de “esgoto doméstico e industrial” sem tratamento!!
As margens estão sendo destruídas também pela atividade de retirada de areia sem nenhum
critério !!!!
Tudo isso mostra porque somos chamados “país de terceiro mundo”, apesar de estarmos no dito
“Vale da Eletrônica”, onde supostamente deveria ser diferente.
Att.
PS. Não podemos esquecer das várzeas, para onde naturalmente nosso rio
transbordava criando lagoas que serviam de” berçário” para várias espécies de peixes !!!
Nossos “empresários” do setor imobiliário adoram “aterrar e destruir” uma várzea.
Que autoridade ? Aqui na rua dos curios tem um cidadão que está criando 4 cabras em 2mt quadrados e já faz uns 7 meses. As coitadinhas ficam presas nesse cercado o dia inteiro. A prefeitura ja foi chamada e nada foi feito. Afinal de contas serão 4 longos anos sem prefeito na prefeitura.
Passe me o endereço correto pelo email.
….Será que o CODEMA vai resolver mesmo?? Estou duvidando!! Deveria o Ministério Público agir..pois só assim, dá para acreditar..nesse governo já desacreditado!
O caso já está no MP desde 2013.
Beleza!! Agora vai, se a prefeitura não toma jeito….quem sabe o Ministério Público fará sua parte.
E nas área do Rio Vintem …. onde pessoal plantam e e criam gado isso pode também ? não seria área legal ou reserva??
OBS. me refiro a área próximo a bairro São Benedito , área que vejo e conheço, não sei como e no restando do rio Vintem.
Nossa que isso . Vocês não pensam que essas pobres pessoas estão morando ai? Po gente vamo para de prejudicar o próximo você gostaria de mora na rua em um lugar frio ou em uma casa empt . Antes de denuncia alguma coisa pense reflita !!!!!
Informo-lhe que não há ninguém residindo no local além dos cavalos.