Projeto “Eu, Repórter” desenvolvido por estudantes da FAI permite registro e divulgação de acontecimentos cotidianos

 As novas tecnologias de informação e comunicação  se incorporaram ao dia a dia das pessoas, principalmente quando se fala sobre  tecnologias mobile. Qualquer acontecimento, por mais simples que seja, pode ser  registrado por cliques e/ou toques de câmeras de aparelhos celulares e depois  ser publicado nas redes sociais, além da utilização dos mais variados  aplicativos.

Neste cenário, os estudantes da FAI criaram um aplicativo para  celulares e tablets, que permite a  uma pessoa gerar conteúdos e, de forma imediata, publicá-los em portal de  notícias.

O portal de notícias intitulado “Eu, Repórter”, é um espaço virtual  onde, além de leitor, o usuário será “repórter” e autor de suas publicações. 

fai1

                                           Autores do Projeto “Eu,  Repórter”                                                     

 

Os estudantes do curso de Sistemas de Informação,  Frederico Silva, Lucas Amaral, Luciano Vilela e Osmar Lemes, apresentaram o  projeto “Eu, Repórter” como trabalho de conclusão de curso (TCC) na quarta-feira  (18/12), no Campus da FAI.

A explanação do tema foi assistida pelo orientador, Professor Fábio  Gavião; pela banca, constituída pelos Professores Afonso Soares e Eunice Gomes  de Siqueira; e pelo Engenheiro convidado, Fernando Pina.

 A ideia do projeto, segundo o estudante Luciano Vilela, surgiu a  partir da análise das principais redes sociais “De início, queríamos criar um  canal de denúncias, mas depois de algumas reuniões, identificamos várias  categorias que o projeto poderia incorporar”. “Nosso objetivo será criar um  canal gratuito de comunicação, com notícias de todo o Brasil, categorizadas por  cidades e temas”. Para colocar o trabalho em prática, além do portal de notícias, os  estudantes desenvolveram um aplicativo para celular com plataforma Android,  possibilitando ao usuário a captura e envio de fotos e vídeos diretamente ao  Portal.

Assim, logo após o registro de um acontecimento, será possível  descrevê-lo, categorizá-lo e com o upload das informações no servidor, torná-lo  acessível aos leitores.

Durante a apresentação, o estudante Osmar declarou: “Vimos o  aprendizado que tivemos nos quatro anos de curso funcionando na prática, além de  aprendermos novas técnicas no decorrer do trabalho”.

O Portal de Notícias será composto pelas categorias: denúncia, vagas  de emprego, cotidiano, classificados, eventos, além de banners  publicitários.

“Fazer um projeto de Sistemas de  Informação exige planejamento, gerenciamento, regras e prazos a serem cumpridos.  Os  professores orientadores foram de grande importância no trabalho, visto que eles  nos guiaram para os passos necessários para se chegar a um projeto como  esse”, disse  Osmar.

Após o encerramento da apresentação, o Professor Fábio Gavião, orientador do  projeto, declarou: “Os profissionais de  Sistemas de Informação precisam sempre almejar oferecer a sociedade sistemas  úteis, consistentes e de qualidade”.

f2

 Da esquerda para a direita:  Prof. Afonso Soares, Prof. Fábio  Gavião,  Eng. Fernando Pina e Profª Eunice Gomes de Siqueira 

Esta entrada foi publicada em Cidade. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário