Em sua primeira edição, o Vale Music Festival, festival de Jazz, Blues e Soul de Santa Rita do Sapucaí, trouxe à população uma nova opção de entretenimento gratuito, com música de primeira qualidade para todas as idades e públicos. Inspirado nos principais festivais do gênero no Brasil e no exterior, o evento atraiu um público animadíssimo que, mesmo com a forte chuva, pode se divertir cantando, dançando e curtindo um tipo de som pouco difundido no país.
O festival teve início na sexta, 22/11, com uma festa de lançamento em um pub da cidade, que contou com um workshop do contrabaixista Rafael Du Valle, seguida por uma discotecagem de Jazz, Blues e Soul feita por Diego Das, do Coletivo Roda D’Água.
No sábado, os shows foram realizados na avenida Sinhá Moreira, em frente ao estádio municipal Erasmo Cabral, em uma tenda instalada para receber cerca de 300 pessoas sentadas, e mais outras centenas de pé. Apesar da chuva, a plateia compareceu em peso e os shows foram incríveis. Primeiro, a dupla Sax in the Beats, que vem ganhando espaço cada vez maior no cenário paulistano com suas intervenções no dia a dia da cidade, fez um show fantástico e encantou não só adultos, mas também as crianças ali presentes. Vestidos de panda e de cavalo, os dois músicos demonstraram, além do alto nível musical, um carisma inigualável. Em seguida, a banda de blues The Howlin’ Wolf Band levantou a plateia com clássicos do blues e do blues rock, repletos de solos e riffs de guitarra. Em seguida, foi a vez da atração mais esperada do evento, o trio internacional do músico Zé Eduardo Nazário, considerado um dos melhores bateristas do mundo no estilo. Em uma apresentação carregada de emoção e qualidade musical, Zé Nazário, o pianista Daniel Grajew e contrabaixista alemão Frank Herzberg levaram o público ao delírio com músicas autorais e clássicos do jazz, e foram aplaudidos de pé.
O domingo, 24/11, começou cedo, com uma intervenção do grupo infantil Sapucaiaços na Praça Santa Rita, interagindo com as crianças ali presentes e enchendo de alegria mais um dia chuvoso. De tarde, na tenda da avenida Sinhá Moreira, a primeira atração do dia foi o Sandro Nogueira 4teto, em um show excelente de free jazz, em que os músicos realizavam improvisos em cima de temas conhecidos, em uma verdadeira aula de boa música. Depois foi a vez do Patronagens Band tocar alguns clássicos do Blues de artistas consagrados como Eric Clapton, B.B. King Stevie Ray Vaughan, Muddy Waters, entre outros. Para encerrar em grande estilo, o Sindicato do Groove, com um repertório especial de Soul norte-americano e brasileiro, tirou todo mundo das cadeiras e transformou o festival em uma verdadeira festa, com adultos e crianças dançando em pleno domingo a noite.
O Vale Music também marcou o encerramento do festival de criatividade e inovação Cidade Criativa, Cidade Feliz, como evento parceiro. Sua realização só foi possível com o patrocínio da ATP Telecom, Acevale, Sport&Cia, Inatel Cultural, D2FM, Leucotron, Grupo Giga, Bloco do Urso, SIndvel e Bertoloni Amps e Pedais. E com o apoio da Musical Dias, Casa Miranda, Results Consultoria, Idea Comunicação Integrada, Sapucaí Eventos Criativos, Para Obrigatória, Empório de Notícias, Coletivo Roda D’Água e Thenácy Boutique.



























