Reflexões Diárias por Nivaldo Galdino – Questão de fé

A fé não é um sentimento e nem uma emoção. Agir por meio dela é usar ao mesmo tempo a razão e a racionalidade. A fé é racional e lógica, mas não é fruto de coisas comuns. Ela é a certeza de tudo o que esperamos e a prova das coisas que ainda não vemos. Quando um coração se enche de fé, há transformação na vida de quem a tem. Ter fé não significa se emocionar ao ponto de ter um ataque de risos ou um ataque de raiva. Existem pessoas que vivem enraivecidas e acham que estão cheias de fé porque estão revoltadas contra o mal. Isso não é fé. Ter fé é confiar em Deus, mesmo sabendo que a situação é muito complicada, é ter a certeza da vitória, ainda que tudo pareça contrário. Ter fé é acima de tudo SUPORTAR situações por amor. Amar é uma questão de fé!

Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

1 Response to Reflexões Diárias por Nivaldo Galdino – Questão de fé

  1. Avatar de Mauricio de Souza Mauricio de Souza disse:

    A fé consiste em nutrir um sentimento de afeição, ou até mesmo amor, por uma hipótese a qual se acredita, ou confia, ou aposta ser verdade. Portanto se uma pessoa acredita, confia ou aposta em algo, não significa necessariamente que ela tenha fé. Diante dessas considerações, embora não se observe oposição entre crença e racionalidade, como muitos parecem pensar, deve-se atentar para o fato de que tal oposição é real no caso da fé, principalmente no que diz respeito às suas implicações no processo de aquisição de conhecimento, que pode ser resumidas à oposição direta à dúvida e ao importante papel que essa última desempenha na aprendizagem.
    Mas a fé cega em alguma crença pode deixar quem nela crê cegamente fechada a racionalidade e tornar a pessoa totalmente alucinada a ponto de não mais distinguir a realidade da fantasia.
    Vemos esse tipo de fanatismo em pessoas que abrem mão de sua vida ao se dizerem chamado pela voz de algo sobrenatural e passam a viver claustros. No mundo islâmico vemos pessoas que agem pela fé e comentem terrorismo, tudo por uma fé baseada apenas no achismo. O que chamamos aqui de fanatismo lá eles chamam de fé.

Deixe um comentário