ALMG debate prevenção ao uso do crack em Ouro Fino

Solicitada pelo deputado Dalmo Ribeiro, audiência pública debateu o tema na última terça (5/11), às 9h30, na Câmara Municipal

Requerida pelo deputado Dalmo Ribeiro Silva (PSDB), foi realizada em Ouro Fino, audiência pública para debater o enfrentamento ao crack e outras drogas de forma a buscar soluções para o problema na cidade. Realizada pela Comissão de Prevenção ao Uso do Crack e Outras Drogas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), na manhã da última terça-feira (05/11), a reunião aconteceu na Câmara Municipal do município e teve como opinião unânime entre os participantes para a diminuição do uso de drogas, o tratamento público adequado associado a mudanças na abordagem ao usuário.

Durante a audiência, o deputado Damo Ribeiro defendeu que é necessário construir novas políticas públicas em conjunto com a sociedade. Por esse motivo, o parlamentar informou que as demandas apresentadas durante a audiência serão repassadas através de requerimentos na Comissão. “Hoje temos muitos delitos, assassinatos, sequestros e mortes em decorrência das drogas. Esse aumento no uso está cada dia mais assolando a nossa nação. O tema é recorrente e importante e, por isso, precisamos construir políticas públicas. Levaremos as propostas para vencer todas as dificuldades”, disse. O parlamentar também afirmou que devem ser adotados métodos preventivos contra o uso de drogas através de programas de orientação em escolas e na comunidade em geral.

O vereador e presidente do Conselho Municipal Antidrogas – Comad, José Camilo da Silva Júnior, explica o objetivo da reunião em Ouro Fino. “Medidas relacionadas às drogas não são fáceis de serem colocadas em prática, entretanto, com a reunião entre entidades e autoridades envolvidas no assunto e a sociedade civil, pode-se expor o problema de forma mais clara e abrangente a fim de debater e propor as melhorias necessárias para a elaboração de requerimentos que serão repassados ao governo. A partir desta reunião e com as nossas proposições, poderemos observar ações concretas em Ouro Fino e região”, argumenta.

Na opinião do promotor de justiça da Comarca de Ouro Fino, Mário Corrêa da Silva Filho, o consumo de drogas aumentou porque o usuário não é punido. Essa sensação de impunidade faz ainda com que os adolescentes sejam facilmente utilizados pelo tráfico.

O prefeito de Ouro Fino, Maurício Lemes de Carvalho, relatou que o município, por determinação judicial, realiza hoje internações, mas que esta alternativa, além de onerar os cofres públicos, muitas vezes não traz resultados. Por isso, o prefeito defendeu a ampliação do Centro de Atendimento Psicossocial com o atendimento diário e a participação de psicólogo, psiquiatra, assistente social, alimentação e lazer.

Já o presidente da Comissão, o deputado Vanderlei Miranda (PMDB), disse que a construção de políticas públicas eficientes que diminuam a incidência do uso das drogas está vinculada a três aspectos: prevenção, combate e reinserção. “Por isso temos uma alta incidência de pessoas que, depois do tratamento, voltam a utilizar drogas. As políticas só serão eficientes se tratabalharem este conjunto”, defendeu.

A audiência, que teve início às 9h30, durou cerca de 4h e reuniu, além do deputado Dalmo Ribeiro, membros da Comissão e demais autoridades locais, como o prefeito Maurício Lemes de Carvalho; o presidente da Câmara Municipal de Ouro Fino, Bruno Zucareli; o promotor de justiça da Comarca de Ouro Fino, Mário Corrêa da Silva Filho; o delegado chefe da Delegacia de Polícia Civil de Ouro Fino, Waldir Jorge Pelarico Júnior; o comandante da 137ª Companhia de Polícia Militar, Alexandre Junqueira Herculano; o secretário Municipal de Educação de Ouro Fino; vereador José Camilo da Silva Junior; o presidente do Conselho Comunitário de Segurança Pública (Consep) em Ouro Fino, Robson Eduardo Brandão Krepp; a presidente do Conselho Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente em Ouro Fino, Natália Clementone e o presidente do Conselho Estadual da Juventude de Minas Gerais, Felipe Ribeiro Silva.

OFERECIMENTO-REI-PIZZAS-3

Avatar de Desconhecido

About Giácomo Costanti

Email: danielicostanti@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário