20º BPM desencadeia “Operação Lei Seca”

O 20º Batalhão de Polícia Militar realizou, durante o feriado de Finados em Pouso Alegre “Operação Lei Seca”, que contou com um efetivo de 09 policiais militares e 06 viaturas.

Balanço

Durante a “operação Lei Seca” foram abordados o total de 86 veículos, entre motocicletas e carros, sendo 01 CLA, Certificado de Licenciamento Anual, recolhido, 04 veículos retidos, confeccionados 23 AIT’s, “Autos de Infração de Trânsito”, 02 CNH’s recolhidos por embriaguês e realizados 32 testes com a utilização do etilômetro.

A Operação Lei seca foi desenvolvida na Avenida Vereador Antônio da Costa Rios, Avenida Moisés Lopes, e na Avenida Vicente Simões, principais vias de Pouso Alegre.

Objetivo

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), a utilização de bebidas alcoólicas é responsável por 30% dos acidentes de trânsito. E metade das mortes, segundo o Ministério da Saúde, está relacionada ao uso do álcool por motoristas. Diante deste cenário preocupante, a Lei 11.705/2008 surgiu com uma enorme missão: alertar a sociedade para os perigos do álcool associado à direção. 
Para estancar a tendência de crescimento de mortes no trânsito, era necessária uma ação enérgica. E coube ao Governo Federal o primeiro passo, desde a proposta da nova legislação à aquisição de milhares de etilômetros. Mas para que todos ganhem, é indispensável a participação de estados, municípios e sociedade em geral. Porque para atingir o bem comum, o desafio deve ser de todos. 
Quem for flagrado sob efeito de álcool (de 0,1mg a 0,29 mg de álcool por litro de ar expelido) é enquadrado no artigo 165 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB): comete infração gravíssima (7 pontos na CNH), com penalidade de multa (R$ 957,70) e suspensão do direito de dirigir por 12 (doze) meses. O veículo ainda fica retido até que apresente outro condutor habilitado e em condições de dirigir. 
Porém, aquele condutor que atingir o limite de 0,30 mg comete também crime de trânsito, pelo artigo 306 do CTB, que prevê penas de detenção, de seis meses a três anos, multa e suspensão ou proibição de se obter a permissão ou a habilitação para dirigir veículo automotor.

oferecimento_rodel

Esta entrada foi publicada em Trânsito. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário