De acordo com as estatísticas, 20% dos jovens de 16 e 17 anos costumam dirigir carros e motos, mesmo sem ter idade legal para fazê-lo.
Destes, 61% se metem atrás do volante ou guidão com alguma frequência.
O que mais assusta, porém, é constatar que a maioria conta com a anuência familiar: 60% dos menores que dirigem aprenderam a atividade com seus pais; os 40% restantes, com amigos ou outros parentes.
Deixar o menor dirigir é ensiná-lo a não cumprir as leis. Ele poderá até dirigir bem, mas sempre ficará com aquela soberba de ter burlado a lei.
O que vemos hoje em dia, é pessoa até com curso superior dirigindo bêbada, avançando sinal etc. Tudo é desrespeito a lei. Devemos obedecer independente se há guarda, radar ou não!
Os pais devem educar os filhos a obedecer às lei em tudo!
E aí está a responsabilidade deles!
Devemos lutar por um trânsito mais humano, sem tantas mortes!
Giácomo Costanti





























Bom dia Giácomo, então né, para os menores toda a proteção do ECA, responsabilidade ZERO, mais isso até não é o mais importante, o preocupante é que a maioria dos acidentes em nossa cidade, atras do volante: ou um adulto inabilitado e sem experiencia preventiva e/ou corretiva, ou um menor querendo se mostrar aos amigos que sabe e pode pilotar. Até não vejo punição aos Pais, muitas vezes nem sabem o que fazem os filhos, aplaudiria sim, pela apreensão do veículo nas condições acima, sem liberação. Tipo não sabe usar não pode ter. Abraços