Geraldo Thadeu participou do lançamento da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer

Lançada oficialmente na Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar de Combate ao Câncer que visa fomentar o debate e o acompanhamento da política oficial de prevenção e tratamento do câncer no País. A Frente busca ainda o aperfeiçoamento da legislação em especial às políticas de combate ao câncer e a valorização da articulação intersetorial, sobretudo junto à política pública de assistência social, no processo das comissões temáticas da Câmara e do Senado Federal.

 A atriz Eliane Giardini fez parte da mesa no lançamento da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer.

A atriz Eliane Giardini fez parte da mesa no lançamento da Frente Parlamentar de Combate ao Câncer.

A solenidade contou com o apoio e a presença de autoridades e artistas, entre eles a atriz da Rede Globo de Televisão, Eliane Giardini; Dr. Luiz Antônio Santini, Diretor-Geral do Instituto Nacional do Câncer (INCA), representando o Ministério da Saúde; Dra. Andréia Karolina, membro do Conselho Nacional de Saúde(CNS); Flávio Luisi, Diretor Clínico do Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC); Dr. Roberto Sá Menezes, Presidente da Confederação Nacional de Instituições de Apoio a Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIAAC); Luciana Holtz, Presidente do Instituto Oncoguia; e o Dr. Anderson Silvestrini, Presidente da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica;

Segundo o presidente da Frente, Ruy Carneiro, a incidência de câncer no Brasil vem crescendo. Atualmente o câncer representa a segunda maior causa de morte no Brasil. Estima-se que em 2020 o número de novos casos anuais, no mundo, supere os 15 milhões e pelo menos 1/3 dos casos novos de câncer que ocorrem anualmente poderiam ser prevenidos.

O Tribunal de Contas da União produziu um relatório, em 2010, de uma auditória operacional com o objetivo de avaliar a Política Nacional de Atenção Oncológica. Dados apontaram que o tempo médio de espera entre a data do diagnóstico e o início do tratamento de quimioterapia é de 76,3 dias e de radioterapia é de 113,4 dias. Apenas 15,9% dos tratamentos de radioterapia e 35,6% de quimioterapia iniciam-se nos primeiros 30 dias, informa Ruy Carneiro.

A maioria dos médicos entrevistados afirmou que existem condutas de tratamentos validadas pelas comunidades científica e importantes para o tratamento que não são custeados pelo SUS.

Geraldo Thadeu e o médico oncologista Marcos Eduardo Andrade, ambos com a camiseta da Frente Parlamentar do Câncer.

Geraldo Thadeu e o médico oncologista Marcos Eduardo Andrade, ambos com a camiseta da Frente Parlamentar do Câncer.

O deputado federal Geraldo Thadeu (PSD-MG) que representa os municípios do sul e sudoeste mineiros ocupa o cargo de segundo secretário da mesa diretora e considera que o trabalho que se inicia representa o compromisso com os direitos dos pacientes. “Defendemos os direitos de prevenção, diagnóstico e tratamento adequados aos portadores de todos os tipos de câncer e meu ingresso nesta Frente vem atender ao pedido de quem atua diretamente na área, caso do médico oncologista, Marcos Eduardo Andrade, que tem relatado as dificuldades enfrentadas no setor”, disse Geraldo Thadeu.

oferecimento_bioessencia

Avatar de Desconhecido

About Giácomo Costanti

Email: danielicostanti@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Saúde. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário