O governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), promoveu a entrega de máquinas aos municípios de Minas Gerais inscritos no PAC 2. O evento foi realizado no Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet) em Belo Horizonte, onde reuniu representantes de 154 cidades. O prefeito de Andradas, Rodrigo Lopes, esteve presente na solenidade para assinar o termo de doação. Nesta etapa, Andradas foi contemplada com uma retroescavadeira que será utilizada, principalmente, na manutenção de estradas rurais.
Esta é a primeira vez no ano que Andradas será apreciada com este tipo de equipamento. De acordo com o delegado do MDA, Alcides Guedes Filho, entre os critérios estabelecidos para o recebimento do benefício, exigiu-se que o município não esteja em condições de inadimplência e que o maquinário seja usado, exclusivamente, nas zonas rurais. A retroescavadeira é monitorada por de GPS, o que facilita aos fiscalizadores acompanharem a localidade dos serviços prestados.
A doação de maquinas e caminhões foi anunciada pela Presidência da República durante o encontro de Prefeitos e Prefeita em Brasília, no dia 28 de janeiro 2013. Os beneficiários são municípios com até 50 mil habitantes que fizeram a solicitação junto ao Programa de Aceleração do Crescimento. Além da retroescavadeira, até 2014, Andradas deve receber deste mesmo programa uma motoniveladora (Patrol) e um caminhão-caçamba.
Segundo Rodrigo Lopes, a demanda de serviços e manutenções nos 1.200 quilômetros de estradas rurais em Andradas é permanente e se faz necessário a aquisição de novos maquinários. Breve, esta frota deve aumentar, pois, além do PAC 2, Andradas está inscrita em programas do governo estadual que, também, irá contemplar o município com máquinas de caminhões.


























