Na quinta feira (26), conforme previsto, uma comissão julgadora composta por representantes da Polícia Militar, Secretaria Municipal de Educação, Conselho Municipal de Trânsito, Secretaria Municipal de Cultura e Associação Comercial de Perdões, se reuniu na Sede da 112ª Cia PM para analisar os trabalhos dos discentes das escolas públicas e privadas que voluntariamente se inscreveram para participarem do concurso cultural em comemoração a Semana Nacional de Trânsito.
O tema do concurso de desenho, frase e redação foi o seguinte: “Qual o trânsito eu quero em Perdões?” Dessa forma, os discentes expressaram seus talentos e criatividade através de trabalhos variados versando sobre a conscientização para um trânsito melhor nesta localidade.
Após um minucioso exame dos materiais inscritos, a comissão escolheu os trabalhos nas categorias desenho (5° ano do ensino fundamental), frase (9° ano do ensino fundamental) e redação (3° ano do ensino médio).
Os alunos irão receber a premiação nas respectivas escolas, como forma de incentivar aos demais a participar cada vez mais de ações que visam fortalecer o espírito de cidadania participativa.
Algo que ficou bastante evidenciado, em todas as categorias dos trabalhos apresentados pelos alunos e que demonstra claramente que trânsito eles desejam para Perdões, é que haja condições de convívio harmonioso no trânsito de pedestres, ciclistas e automóveis através do cumprimento consciente das normas do Código de Trânsito Brasileiro que prevê antes de tudo a ação preventiva.
Conforme se pode observar em Perdões é que muitas ações de prevenção no trânsito já foram implementadas. Quem passar pela área central da cidade irá perceber a existência de banners educativos em locais estratégicos; foram realizadas palestras nas escolas versando sobre o trânsito nosso de cada dia; nos intervalos da emissora de rádio local, alguns spots são veiculados alertando sobre os cuidados no trânsito; algumas blitzen educativas vem sendo realizadas com distribuição de flyers contendo dicas de prevenção no trânsito; por fim, até certos condutores/proprietários tem recebido adesivos de campanha educativa no pára-brisa do veículo, relembrando para que seja consciente no trânsito.
Todas essas ações são estratégias preventivas do Projeto Trânsito Comunitário, inclusive esse concurso cultural que visou a conscientização do público infanto-juvenil (usuários do trânsito e futuros condutores). Portanto, por parte da Polícia Militar e certas entidades públicas e privadas não faltam ações preventivas no trânsito de Perdões.
A Polícia Militar agradece a colaboração que recebeu e tem recebido de todos os segmentos sociais de Perdões, em especial àqueles que acreditam que podemos ter um trânsito melhor em nossa cidade.




























