O aumento da criminalidade no mundo, nas últimas décadas, tem colocado a Segurança Pública como a principal exigência da sociedade perante as autoridades constituídas.
Devemos entender que é necessário a participação social, conforme preconiza o artigo 144 da Constituição Federal.
Passados vinte anos de euforia pela ampliação dos direitos e garantias fundamentais com a Constituição Cidadã, é hora do cidadão despertar para seus deveres e para a importância do seu papel como agente transformador da realidade social.
Diante dessa premissa, é fundamental a tutela difusa da segurança pública e a interação com a sociedade em busca de medidas preventivas no combate à criminalidade.
Portanto, todo o cidadão deve melhor se informar sobre as atribuições dos órgãos estatais, participar dos conselhos de segurança da comunidade, cooperar com a polícia, denunciar a violação de direitos às autoridades competentes e apresentar soluções para os problemas cotidianos.
É sabido que ninguém melhor do que o próprio cidadão para conhecer as questões de desordem pública do seu bairro, da cidade e do seu país.
Conforme preconiza a nossa Identidade Organizacional, a Polícia Militar de Minas Gerais tem por missão promover a segurança pública por intermédio da polícia ostensiva com respeito aos direitos humanos e com a participação social em todo o Estado.
Polícia Militar, contribuindo para a construção de um ambiente seguro em Minas Gerais.



























