A Alca – Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí realiza neste sábado (21) a palestra/aula “Música: um conceito de vida” com o pianista e músico Ricardo Abrahão – que também integra o quadro de acadêmicos da entidade. O evento é o segundo de uma série de quatro palestras/aula que Abrahão está promovendo. Mês passado, ele apresentou o tema “Voz e escuta: reflexo do próprio homem”.
Ricardo Abrahão falará neste sábado sobre a estrutura da música, bem como seus elementos, sua arte e ciência no comportamento humano. O músico fala em equilíbrio e consciência no processo da escuta. “A palestra entrelaça informações musicais com outras de psicologia, história, sociologia e filosofia, trabalhando a ideia de que uma escuta consciente e equilibrada é capaz de selecionar o que faz bem no universo sonoro diário”, comenta. Ricardo complementa sobre o ofício de fazer música e suas implicações. “O musicólogo extrai da música tudo o que ela tem em propriedade sonora traduzida em reflexo do comportamento humano sob todos os aspectos, seja social, religioso ou psíquico”, conclui.
A palestra/aula acontece às 17h no auditório Aureliano Chaves, no Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações. Os ingressos podem ser adquiridos na Livraria Letras e Livros, D.A. Inatel ou na hora da palestra.
Mais informações pelo telefone (35) 9904-7933 ou e-mail alcasrs@yahoo.com.br.
Nova diretoria
Ricardo Abrahão continua na condição de orador da Alca na nova diretoria que toma posse no próximo sábado dia 28. A cerimônia de posse acontece no dia da celebração dos 28 anos da Alca, fundada que foi em 28 de setembro de 1985. A nova diretoria é composta pelo jornalista Evandro Carvalho da Silva (presidente), pelo escritor e engenheiro Otto Carlos Kielblock (vice-presidente), pelo sociólogo e professor Yago Eusébio Bueno de Paiva Junho (primeiro secretário), pelo professor doutor José Geraldo de Souza (segundo secretário) pela coreógrafa Ândrea Pedroni Falsarella (primeira tesoureira), pelo Acadêmico Décio de Almeida Azevedo (segundo tesoureiro), além de Ricardo.
POR EVANDRO CARVALHO, JORNALISTA E ACADÊMICO.






















o Tonico, músico de primeira linha, faz parte a ALCA?