Em Campo Belo, a Polícia Militar do Meio Ambiente foi acionada acerca de um derramamento da carga perigosa “Carbureto de Cálcio” ocorrido na Rodovia BR 354, KM 566, comparecendo também a Polícia Militar Rodoviária de Lavras/MG.
No local foi constatado que o veículo Scania/R 114 cor amarela, de Arcos/MG tracionava o semirreboque SR/Randon, cor amarela, e era conduzido por um homem de 43 anos, que relatou que em uma curva a carga deslocou e caiu às margens da via, atingindo o solo e também um pequeno curso d’água, sendo que o produto ao entrar em contato com a água entrou em combustão ocorrendo um foco de queimada na vegetação rasteira local.
O referido acidente ocorreu na noite de 11 de Setembro, sendo acionado a empresa a empresa proprietária da carga, a qual fez contato com o NEA (Núcleo de Emergências Ambientais) e juntamente com outra empresa, realizavam a contenção da carga derramada.
Segundo os técnicos do NEA e da empresa proprietária, não havia risco de uma contaminação mais grave do recurso hídrico, onde há o aproveitamento da água pela população à jusante, porém existe uma pequena possibilidade de mortandade de peixes num tanque de piscicultura existente em uma propriedade próxima, devido à alteração do PH da água, sendo os moradores orientados no caso desse evento.
Havia na carreta 31 toneladas da carga, sendo que destas apenas uma tonelada permaneceu na carreta após o acidente. Cerca de 06 toneladas foram retiradas com auxilio de um guincho, e o restante da carga, cerca de 24 toneladas, ficaram espalhadas e serão retiradas nesta manhã juntamente a terra contaminada para sua correta destinação.
A documentação do veículo e da carga estavam dentro da legalidade, sendo a cargo do NEA a lavratura do Auto de Infração relativo á poluição causada.



























