Foi realizada uma reunião de nivelamento na Comunidade Terapêutica Adequar, em Betim, onde a Equipe de Treinamento do Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas – se atualizou para ministrar aulas e treinamentos baseados no novo currículo para o 5° ano do ensino fundamental.
Participaram da reunião o Capitão Deon, da cidade de Perdões, e a Tenente Bianca, de Varginha, que ficaram com a responsabilidade de atualizar os instrutores da 6ª Região da Polícia Militar. Além dos Policiais Militares mineiros do Proerd, JCC e Patrulha Escolar, também participaram Policiais Militares do Rio Grande do Sul, Paraná, Espírito Santo, Ceará e Rio Grande do Norte.
Desde 1983, o programa D.A.R.E./Proerd tem liderado as ações de prevenção ao abuso de drogas. Os esforços colaborativos entre a Polícia Militar, o sistema de educação e as teorias científicas sobre prevenção são o diferencial desse Programa.
O Currículo Proerd “Caindo na REAL” para o 5º ano do Ensino Fundamental mantém esse compromisso de fornecer instrução de ponta, capaz de prevenir o uso de drogas por meio do desenvolvimento das habilidades básicas necessárias para se fazer escolhas seguras e responsáveis.
Essas habilidades vão além da questão das drogas, pois possibilitam escolhas saudáveis e maduras em todos os aspectos da vida do jovem cidadão. Ao desenvolver as principais habilidades acadêmicas e práticas, o currículo promove tanto os objetivos educacionais quanto os de prevenção.
O Novo Currículo Proerd “Caindo na REAL” para o 5º ano foi projetado com base na Teoria de Aprendizagem Socioemocional (Socio-Emotional Learning Theory – SEL). A teoria SEL identifica as habilidades básicas e fundamentais e o processo de desenvolvimento do indivíduo, necessários à promoção da saúde, incluindo:
-autoconhecimento e autogerenciamento;
-tomada de decisão responsável;
-compreensão dos outros (alteridade);
-habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal;
-lidar com desafios e responsabilidades.
O novo currículo para o 5° ano começará a ser aplicado nas escolas em Minas Gerais no ano de 2014.
Proerd e Polícia Militar: Nossas crianças longe das drogas!





















