A Justiça anulou o ato de exoneração do cargo de Diretora da Escola Estadual Sinhá Moreira, referente a professora Khátia Grilo, promovido pela então Superintendente Regional de Ensino de Pouso Alegre, Romilda dos Reis.
O ato de exoneração ocorreu no ano 2009, após sindicância promovida pela então Superintendente Regional, que entendeu pela exoneração da Diretora, assim sendo em solidariedade a diretora Khátia, o então Vice-Diretor, Mário Iemini Barroso pediu a sua exoneração.Inclusive, na época, a Superintendente Romilda dos Reis concedeu entrevista sobre o caso na Rádio Difusora Santarritense – AM 1.550, onde alegou que a Diretora Khátia havia emitido cheques da Caixa escolar, sem provisão de fundos.
A Diretora e Professora Khatia ajuizou ação indenizatória nesta Comarca, pela divulgação e exposição ilegal do nome dela na mídia, sem a devida apuração do caso, sendo a ação julgada procedente, por sentença do Magistrado Dr. Romário Silva Junqueira e a Superintendente foi condenada, pessoalmente, no pagamento de indenização.
Simultaneamente, na Comarca de Pouso Alegre, a Diretora e Professora Khatia ajuizou ação de anulação do ato de exoneração do cargo, a qual foi julgada procedente pelo Magistrado Dr. José Hélio da Silva.
A sentença foi confirmada pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais, pelo voto de três Desembargadores. O processo foi ao Supremo Tribunal Federal, sendo que a Corte máxima, agora no ano 2013, pelo voto da Ministra relatora Dra. Carmem Lúcia e demais Ministros da 7ª Turma, confirmaram a sentença de anulação do ato exoneratório.
Procurada pelo Vale Independente, a Professora e Diretora Khatia preferiu não se manifestar, disse apenas, por intermédio de sua advogada, Dra. Vanessa Rezende Teixeira de Barros, que está muito feliz, porque a Justiça prevaleceu e que agora, já aposentada, prefere cuidar dos netos, porque já dedicou 40 anos de sua vida, com muita dedicação e honestidade à educação escolar. 


























A justiça apenas confirmou o que toda a população tinha certeza sobre a dedicação e honestidade prestada pela minha familia há 3 gerações à educação desta cidade.
Que bom que a Kátia esteja viva e saudável para desfrutar deste momento ímpar; de ver seu nome limpo e puro desta mácula que tentaram lhe imputar. Quem a conhece, sabe da pessoa que é. Parabéns, Kátia!
Parabéns, justiça foi feita. Káthia, você sempre foi muito amada e respeitada por seus alunos e colegas de trabalho. Passar por essa injustiça só te fez uma mulher mais forte, além de nos unir muito mais. A justiça de Deus tarda mais não falha.
Parabéns,para professora e diretora Kátia.
Parabéns professora Kátia. A senhora deu uma demonstração de que quem não deve nada tem a temer. Demonstrou que precisamos defender a dignidade a qualquer nível.Parabéns a Justiça que entendeu e confirmou sua reintegração. Devemos lamentar a atitude da senhora Romilda dos Reis, Superintendente de Ensino, que agiu precipitadamente num caso que merecia averiguação. Parabéns à sua família pela dedicação no ensino de nossos jovens. Tenha um bom dia Professora Kátia e que Deus a abençoe na companhia de seus netinhos.
Sou educadora da Rede Municipal de ensino e com muita honra trabalhei por anos no Sinhá Moreira, éramos recebidas com maior apoio da escola e de todos que lá trabalhavam. Sempre e em todos os fatos a Diretora senhora Katerine Circécia Grilo Breda estava conosco em tudo…EU SOU UMA ETERNA ADMIRADORA DESSAS PESSOAS MARAVILHOSAS QUE SÃO A KÁTIA E O MÁRIO IEMINI…. TEREI ETERNA GRATIDÃO POR TUDO…. PESSOAS DE CORAÇÃO MARAVILHOSO, DE DIGNIDADE DE DEDICAÇÃO AOS ALUNOS E EDUCADORES…
A JUSTIÇA NUNCA FALHA….
AMOS VOCÊS ….
Parabéns, a justiça foi feita, Mais uma vez Deus esteve ao seu lado. O meu dia hoje amanheceu mais alegre. Acho que sua mãe e meu pai hoje estão comemorando lá no céu.Abraços.
Esta é uma notícia importante. Finalmente, a verdade superou todas as denúncias e intrigas e agora, com o pronunciamento final da Justiça, restabelece-se a verdade. Felicidades a você ao prof. Mário Iemini, por seu gesto de solidariedade. Abraços.
Saudades de suas aulas prof. Kátia. Parabéns pela vitória, ainda que tardia, e cumprimento você Mário Iemini pelo tão grandioso gesto de solidariedade.
Professora Kátia.
Ao ver esta matéria neste conceituado meio de comunicação regional, achei importante relembrar alguns comentários feitos por pessoas que sempre tiveram em suas vidas um forte comportamento ético….., solidário…. e honestidade acima de tudo.
Vejamos
“Káthia, você sempre foi muito amada e respeitada por seus alunos e colegas de trabalho.”
“Devemos lamentar a atitude da senhora Romilda dos Reis, Superintendente de Ensino, que agiu precipitadamente.”
“A Superintendente foi condenada, pessoalmente, no pagamento de indenização.”
“Sempre e em todos os fatos a Diretora senhora Katerine Circécia Grilo Breda estava conosco em tudo…EU SOU UMA ETERNA ADMIRADORA DESSAS PESSOAS MARAVILHOSAS QUE SÃO A KÁTIA E O MÁRIO IEMINI…. TEREI ETERNA GRATIDÃO POR TUDO….”
“com o pronunciamento final da Justiça (Ministra relatora Dra. Carmem Lúcia e demais Ministros da 7ª Turma), restabelece-se a verdade”
“ e cumprimento você Mário Iemini pelo tão grandioso gesto de solidariedade.”
“dedicou ( mias de) 40 anos de sua vida, com muita dedicação e honestidade à educação escolar.”
Compartilhando com os comentários acima, digo: Conheço a Professora Kátia há quase 30 anos, e sou solidário e reafirmo seus gestos de hooneeestidaaade, de bondade, gostava de dedicar a esta grande instituição escolar nos três turnos, todos os dias da semana, não pelo status do cargo, mas pelo prazer de fazer melhor a cada dia com a grande equipe de colaboradores e professores para atender os milhares de alunos desta cidade.
Neste mundo só deixaremos o que fizemos de bom ou de …
Professora Kátia parabéns porque você é um dos grandes e bons exemplos desta cidade em vários quesitos, principalmente como Professora, diretora, mãe e avo.
Parabéns ao Mário Iemini pela sua solidariedade e conduta ética em todos os momentos.
Parabéns também a Dra. Vanessa de Barros, pela maneira brilhante como conduziu este processo.
Engº Ronaldo Vimieiro