A Poluição Luminosa nos arredores do Observatório do Pico dos Dias

O Observatório do Pico dos Dias (OPD), situado a 1864 m de altitude entre as cidades mineiras de Brazópolis e Piranguçu, é o principal observatório profissional em solo brasileiro para observações astronômicas nas frequências do óptico e do infravermelho próximo.

Quatro telescópios estão em operação no OPD, inclusive o maior no Brasil, com um espelho de 1,6 m. Dois telescópios com espelhos de 0,6 m e um de 0,4 m completam o conjunto.

Em operação desde 1980, o observatório contribuiu decisivamente para o vertiginoso crescimento da astronomia brasileira, tendo aberto caminho para a participação nacional em projetos internacionais de grande porte, como os telescópios Gemini e SOAR. O OPD tem também papel fundamental na formação de novos profissionais para a astronomia.

DSC01770_modO maior telescópio em solo brasileiro está instalado no OPD. O seu espelho primário tem 1.6 metros de diâmetro. No entanto, devido à poluição luminosa, estima-se que as observações realizadas com ele sejam equivalentes a de um telescópio menor, de pouco mais de 1 metro de diâmetro, quando instalado em um local totalmente despoluído.

A vida útil do OPD como laboratório científico está sendo comprometida pelo aumento descontrolado da poluição luminosa nos seus arredores. Considerando o número de habitantes e a distância em linha reta ao observatório, as cinco cidades que mais o afetam são Brazópolis, Itajubá, Piranguçu, Campos do Jordão e Piranguinho.

1236898_650220898330399_912463929_n

Poluição luminosa nos arredores do Pico dos Dias: à esquerda, Brazópolis e, em segundo plano, Santa Rita do Sapucaí. As luzes brancas são provenientes, na sua maioria, de lâmpadas de vapor de mercúrio, altamente contaminantes para o meio ambiente. À direita, as luzes da cidade de Itajubá.

É preciso conscientizar a população e os governos municipais para a existência do problema e promover ações concretas para impedir o avanço da poluição luminosa e, até mesmo, revertê-la.oferecimento-canaã

Avatar de Desconhecido

About Giácomo Costanti

Email: danielicostanti@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Geral. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário