Neste mês de agosto, realizou-se mais uma etapa do processo de elaboração do novo Plano Diretor de Itajubá, com a leitura comunitária, realizada em cinco reuniões para as quais foram convidados representantes de vários setores representativos da comunidade, como associações de moradores, órgãos de classe, empresários, comerciantes, entidades públicas, privadas e do terceiro setor e cidadãos interessados em contribuir.
As reuniões foram conduzidas por técnicos da Fundação Israel Pinheiro e funcionários da Secretaria Municipal de Planejamento. A dinâmica tinha dois momentos: no primeiro, a explanação geral sobre o Plano Diretor e suas leis complementares; no segundo momento, formaram-se grupos, divididos por temas como Crescimento da Cidade, Mobilidade e Centros e Atividades Urbanas. Esses grupos discutiam e apresentavam sugestões para os problemas relacionados aos temas; depois os três grupos se reuniam para que cada um apresentasse o trabalho à apreciação de todos.
Todas as propostas apresentadas serão levadas ao conhecimento do corpo técnico que está elaborando o Plano Diretor, para que seja apurada a viabilidade delas integralmente, com adaptações ou o descarte, quando não houver possibilidade de se colocar em prática.
Dentro do processo de elaboração do Plano Diretor, ainda serão realizadas outras etapas obrigatórias, como a votação das propostas em audiência pública, elaboração do projeto de lei e aprovação na Câmara Municipal.

























