Barranco ao lado da Igreja de Nossa Senhora de Fátima é consumido pelo fogo

O barranco ao lado da Igreja Nossa Senhora de Fátima, na rua Amazonas, no Loteamento Ozório Machado foi consumido pelas chamas de mais uma “queimada” em nossa cidade.

A Guarda Municipal foi acionada, porém não dispunha de equipamentos para que as chamas pudessem ser combatidas com segurança, segundo informações de populares o caminhão pipa da prefeitura não estaria abastecido com água e por isso não poderia ir para o local. A Guarda Municipal juntamente com moradores próximos fizeram o monitoramento das chamas e as informações são de que o fogo já estaria apagando, não representando mais riscos às casas vizinhas e ao prédio da igreja.

O fogo só “apagou” devido não haver mais vegetação para ser consumida…mas e se tivesse mais local para o fogo se propagar, como ficaria a situação de todos??

Avatar de Desconhecido

About Giácomo Costanti

Email: danielicostanti@gmail.com
Esta entrada foi publicada em Cidade. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

9 Responses to Barranco ao lado da Igreja de Nossa Senhora de Fátima é consumido pelo fogo

  1. Avatar de De souza De souza disse:

    mais uma vez Homens com vontade de trabalhar não possui equipamentos de serviço…….
    A Guarda Municipal Vai fazer 6 anos de existência, os carros que ela possui foi deixado pelo nosso amigo Ronaldo Carvalho, e os equipamentos de combate a fogo foi improvisado pelos Guardas , extintores foi comprado as ultima remessas no começo do ano de 2011, meus amigos se houver um incêndio iguala já aconteceu em nossa cidade e os Guardas estavam Lá com extintores e outros equipamentos, estaremos perdidos, ou talvez depois de uma tragédia a prefeitura compre materiais para os guardas…….pessoal esperem……a tragédia?

  2. Avatar de Angelica Martins Angelica Martins disse:

    Acho q esta na hora de termos uma equipe preparada para atuar. Temos um projeto estamos aguardando o retorno da camara de vereadores para apresentar.

  3. Avatar de Fábio Fábio disse:

    Bom dia a todos,segundo alguns Políticos desprovidos de vontade de conhecer os trabalhos da Guarda Municipal de Santa Rita do Sapucaí,DIZEM QUE OS GUARDAS NÃO CORREM RISCOS DE VIDA,durante este combate, durante o trabalho do dia dia e principalmente durante SUA FOLGA,de fato não Guarda Municipal não possue equipamentos de prontidão como citado ACIMA o caminhão pipa não havia água, é só colocar os 02 ou 03 tanques de agua que a Prefeitura já tem em locais estratégicos,ai sim o combate será mais rápido,nestes combates é usado água e abafador,os combatentes tem que usar mascaras,luvas e perneiras de couro e blusa contra chama(não pega fogo),pois o mato vai queimando e cobras vão fugindo do fogo e pode picar os combatentes,estes mesmos tanques podem ser usados no combate á INCENDEIO EM RESIDÊNCIA,demais atitudes podem ser feitas para agilizar o combate,ou somente depois do ocorrido com perdas de VIDAS E PATRIMÔNIOS DE CIDADÃOS E PUBLICO,ai sim irão tomar as medidas !!! pensem nisso !!! cidadão !!!

    • Avatar de Fábio Fábio disse:

      CORRIGINDO **** ” SUA FOLGA,de fato SIM, Guarda Municipal não possuem
      equipamentos de prontidão como citado ACIMA …”

  4. Avatar de Eustáquio Eustáquio disse:

    Muito bonito foi quando por volta das 19:20 vi o comandante da guarda municipal próximo a casas na subida para a igreja sozinho com galhos na mão e fazendo o rescaldo de fogo e muito pior foi saber que faltou ao trabalho dois guardas municipais da noite, ficando pior ainda se caso o fogo começa-se novamente.Realmente o serviço publico esta uma vergonha mesmo, deveria ser apurado essea fatos e me pergunto e a defesa civil aonde estavam….

  5. Avatar de TÚLIO TÚLIO disse:

    SR. EUSTÁQUIO, para seu conhecimento o primeiro contato no combate a incêndio deve ser feito pela A DEFESA CIVIL municipal, que tem como missão única este tipo de serviço, e esta esbanjando recursos. Todas as dificuldades e necessidades da GUARDA MUNICIPAL, já foram passadas para a gestão atual através de alguns GUARDAS, e este fato de faltar GUARDAS para atender ocorrências se tornou uma coisa normal nesta GESTÃO, devido a falta de efetivo da GUARDA e o pior a falta de interesse pela A GUARDA da GESTÃO, e infelizmente só é percebido a dificuldade de um ÓRGÃO quando a Sociedade precisa de seus serviços; e digo mas, o fato do COMANDANTE DA GUARDA estar tentando apagar o fogo sozinho, não é mérito nenhum, ELE deveria estar buscando melhoria junto a PREFEITURA, se talvez ele tivesse se preocupando com seu serviço não haveria faltado GUARDAS para o combate a incêndio.

  6. Avatar de Marcos Marcos disse:

    Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (SINPDEC) no município

    “O SINPDEC é constituído pelos órgãos e entidades da administração pública federal, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios e pelas entidades públicas e privadas de atuação significativa na área de proteção e defesa civil.” (art. 10, da Lei Nacional nº 12.608, de 10 de abril de 2012).

    O órgão municipal de proteção e defesa civil, comumente nominado de Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) centraliza o SINPDEC no município, e tem por finalidade contribuir no processo de planejamento, articulação, coordenação e execução dos programas, projetos e ações de proteção e defesa civil local.

    É de grande importância a criação e operacionalização da Compdec, pois é no município que os desastres acontecem e a ajuda externa normalmente chega após a resposta imediata. É necessário que a população esteja organizada, preparada, orientada sobre o que fazer e como fazer.

    O ciclo de ações de proteção e defesa civil é estabelecido pela prevenção, mitigação, preparação, resposta e recuperação de desastres. Nesse sentido, a principal missão da Compdec é conhecer e identificar os riscos de desastres no município. A partir deste conhecimento é possível preparar-se para enfrentá-los e gerenciá-los, com a elaboração de Planos de Contingência (Plancon), para articulação dos órgãos envolvidos na resposta, mobilização da comunidade em risco de desastres e planejamento para atuação contingencial, além da realização de exercícios simulados de preparação para desastres.

    Mas somente planos bem elaborados pelos órgãos de governo não são suficientes. É preciso que a comunidade participe das atividades de proteção e defesa civil no município, organizando-se em Núcleos Comunitários de Proteção e Defesa Civil – Nupdec que irão auxiliar a Compdec, desde a preparação até a execução das ações de proteção e defesa civil.

    Compdec

    Por meio de estudos elaborados pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec/MG), verifica-se que desastres ocorrem em Minas Gerais não apenas por causa do evento calamitoso propriamente dito (chuvas intensas e estiagem prolongada, por exemplo), mas ocorrem em função da vulnerabilidade dos cenários nos municípios.

    Para se evitar ou reduzir os impactos dos desastres, ou para a preparação da comunidade para os desastres, é necessário que as Compdec sejam criadas e operacionalizadas. Assim, a Cedec/MG trabalha constantemente no incentivo à criação dos órgãos de proteção e defesa civil nos municípios.

    As Compdec têm, entre as suas atribuições, a função de realizar estudos de ameaças (levantamento de áreas de risco); conscientizar a população sobre a gravidade dos desastres e procedimentos preventivos a serem adotados; determinar vulnerabilidades; mobilizar e treinar de voluntários; estabelecer e divulgar alertas e alarmes; socorrer; dar assistência; analisar danos e confeccionar a documentação relacionada à situação de emergência e estado de calamidade pública, além de prestar apoio na recuperação do cenário afetado por desastres.

    Compdec
    Como Criar
    Lista dos Órgãos Municipais de Proteção e Defesa Civil no Estado de Minas Gerais

    ..

    DEFESA CIVIL

    Rodovia Pref. Américo Gianetti, s/n. – Prédio Minas – 10º andar – Bairro Serra Verde, BH – MG – CEP.: 31630-900

  7. Avatar de Marcos Marcos disse:

    A Guarda Municipal não tem atribuição de apagar incêndios nem mesmo a Defesa Civil, tão pouco treinamento específico para esse tipo de ocorrência apenas treinamento para combate de princípios de Incêndio e sua atuação voltada ao Patrimônio Público.

  8. Avatar de Marcos Marcos disse:

    Como sabemos sempre que acontece incêndios em matas e até mesmo em residência a Guarda Municipal sempre esta empenhada no combate, pergunto caso o agente se ferir ou até mesmo vier a perder a vida estará amparado pelas leis?.O amadorismo poderá custar vidas.

Deixe um comentário