A sessão solene da Alca – Academia de Letras, Ciências e Artes de Santa Rita do Sapucaí deste sábado (10) será especial. Nela, tomarão posse dois novos Acadêmicos: o professor e engenheiro Jaci Alvarenga Theodoro Filho e o jornalista e biógrafo Jonas Costa Silva. A reunião acontece às 18 horas no auditório Aureliano Chaves, no Inatel – Instituto Nacional de Telecomunicações, em Santa Rita do Sapucaí (MG). A sessão é aberta ao público.
Eleitos que foram por unanimidade pelos Acadêmicos, Jaci e Jonas passam a integrar os quadros da Academia criada em setembro de 1985. Jaci Alvarenga substitui a professora e escritora Edméa Carvalho na cadeira de número 10. Jonas Costa substitui na cadeira de número 27 o jornalista Rubens Carvalho. Jonas é autor do livro “A rainha operária e sua colmeia negra”. Já Jaci Alvarenga lançou recentemente sua obra inaugural: “Teoria J – Uma abordagem ousada sobre empreendedorismo”.
Natural do Espírito Santo, o engenheiro chegou na década de 1970 em Santa Rita. Graduado no Inatel, está por concluir um mestrado em administração de empresas numa universidade uruguaia. Professor da FAI há muitos anos, Jaci é uma referência em empreendedorismo no Vale da Eletrônica. “Minha expectativa [sobre a Academia] é de algo novo. Bate incerteza e medo, pois sou um neófito das letras, perto de baluartes confrades. Todavia, estou muito feliz com tudo que tem acontecido em minha vida, desde janeiro de 2013. Deus é muito bom! Sobre os meus planos, ainda não pensei. Pretendo participar das reuniões e compreender os objetivos da Academia, bem como aprender com os nobres colegas”, comenta o professor.
Jonas Costa é jornalista profissional. Atuou em alguns jornais – destaque para o Minas do Sul (no qual foi editor), Empório de Notícias, O Vale da Eletrônica e Gazeta do Vale. Atualmente é assessor de comunicação da Prefeitura Municipal da cidade de Estiva (MG). É natural de Pouso Alegre, mas veio para Santa Rita ainda na infância. “Ingressar na Alca é, para mim, uma grande honra. Os maiores intelectuais da minha terra ocuparam ou ainda ocupam cadeiras nessa confraria literária. Alguns deles, por amizade e generosidade, decidiram incluir meu nome no rol de imortais de Santa Rita. Sou grato a esses amigos, apesar de não merecer tamanha deferência. Pretendo dar minha modesta contribuição em iniciativas ligadas à memória e à comunicação, mas, inicialmente, serei apenas ouvinte, espectador e coadjuvante dos projetos já existentes”, argumenta o jornalista.
Na segunda parte da reunião será escolhida a diretoria da Alca para o biênio 2014/2015, através de uma eleição entre os Acadêmicos. A chapa única que passará pelo crivo dos confrades e confreiras é composta pelo jornalista Evandro Carvalho da Silva (presidente), pelo escritor e engenheiro Otto Carlos Kielblock (vice-presidente), pelo sociólogo e professor Yago Eusébio Bueno de Paiva Junho (primeiro secretário), pelo professor doutor José Geraldo de Souza (segundo secretário) pela coreógrafa Ândrea Pedroni Falsarella (primeira tesoureira), pelo Acadêmico Décio de Almeida Azevedo (segundo tesoureiro) e pelo músico e compositor Ricardo Abrahão Pereira Machado (orador).



























